Lei de Acesso
 

Faça sua busca pelo site


Notícias

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

06/05/2025 15:47
  • Saúde da população indígena é tema de capacitação em Natal
SMS

Na terça-feira (6), teve início a “Oficina de aperfeiçoamento para atuação em contexto intercultural: indígenas em contexto urbano e mobilidade transnacional em Natal (RN)”. A capacitação visa promover a sensibilização das equipes de saúde e de outras instituições ao acolhimento da população indígena presente no município.

O módulo I da oficina acontece durante os dias 6 e 9 de maio, com a formação tendo como foco o acolhimento da população indígena da etnia Warao, indígenas em contexto de migração vindos da Venezuela. Entre os dias 12 e 15, acontece o encontro do módulo II, que contempla a atuação junto à etnia Mendonça do Rio Grande do Norte.

“É uma felicidade imensa participar de um momento tão importante como esse. Que seja uma capacitação repleta de aprendizados, e que cada vez mais possamos contribuir para o fortalecimento do SUS e da atenção primária do município, atendendo a todas as pessoas que precisam de assistência no nosso território”, comentou o secretário Municipal de Saúde de Natal, Geraldo Pinho, em seu discurso na mesa de abertura.

Para Alan Polenis, especialista em indigenismo e membro da coordenação técnica local em Natal da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), a oficina é de extrema importância tendo em vista as vulnerabilidades de cada povo. “A qualificação dos profissionais é uma oportunidade para aprender um pouco sobre a cultura dos povos indígenas e refugiados, desmistificando muitos conceitos, preconceitos que estão aí na sociedade, de modo a garantir que os indígenas tenham um melhor acolhimento dentro das unidades de saúde”, disse. 

“Entendemos que, no momento em que essas populações adentram os nossos territórios, os profissionais precisam estar preparados para atendê-los de acordo com suas especificidades e a rede municipal de saúde tem que estar preparada para lidar com esse contexto que é cada vez mais presente”, comentou Hiago Costa, integrante da coordenadoria do Núcleo de Equidade da SMS Natal sobre a iniciativa.

Além da Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS), a capacitação acontece em parceria com o Ministério dos Povos Indígenas (MPI), Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI), Ministério da Saúde (MS), Secretaria de Saúde Indígena (SESAI), Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (SESAP) e Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (ESP/RN).



  • Notícias relacionadas




Compartilhar no Facebook   Compartilhar no Twitter   Enviar por E-mail   Gerar para Arquivo/Imprimir  

SEMPLA desenvolvimento. Seguimos as seguintes recomendações de projeto: w3c_aa w3c_xhtml w3c_css