natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias
Em alusão ao Dia Nacional do Pau-Brasil, comemorado em 3 de maio, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), promoveu uma ação de educação ambiental com o plantio de 62 mudas de pau-brasil distribuídas nas quatro zonas administrativas da cidade. A iniciativa integra o programa Planta Natal e reforça o compromisso da gestão com a preservação ambiental. Os locais contemplados foram a Praça do Reggae, na Zona Norte; uma área verde na Rua Jacinto Dantas, no bairro das Rocas, Zona Leste; o Bicicross do Pitimbu, na Zona Sul; e uma área verde no bairro Guarapes, na Zona Oeste.
A atividade aconteceu ao longo de três dias e teve como objetivo principal ressaltar a importância do pau-brasil — árvore nativa da Mata Atlântica, que deu nome ao país e se tornou um dos maiores ícones da identidade brasileira. O plantio foi realizado em áreas públicas estratégicas, no intuito de promover a ampliação dos espaços verdes e incentivando a convivência da população com a natureza urbana.
Para o secretário municipal de Serviços Urbanos, Felipe Alves, a ampliação da ação em relação ao ano anterior é uma demonstração do comprometimento da Prefeitura do Natal com o meio ambiente: “Em 2024, foram plantadas 25 mudas de pau-brasil na Redinha. Este ano, levamos a iniciativa a todas as zonas da cidade, com um total de 62 mudas. É um avanço que reforça nosso compromisso com a arborização urbana, a educação ambiental e a valorização de nossa história. O pau-brasil não é apenas uma árvore, é também símbolo da nossa identidade e biodiversidade”, afirmou.
Além do plantio, a ação também teve caráter educativo, chamando a atenção da população para a relevância histórica e ecológica da espécie, atualmente ameaçada de extinção. Iniciativas como essa contribuem para sua conservação e reintrodução nos ambientes urbanos.
A expectativa da Semsur é que o projeto inspire a responsabilidade ambiental nos moradores de Natal: “Cuidar da cidade também é cultivar nossas raízes. E o pau-brasil representa exatamente isso: origem, identidade e zelo com o meio ambiente”, concluiu Felipe Alves.
Para saber mais ou participar do projeto Planta Natal, acesse o site oficial: www.plantanatal.com.br.