Lei de Acesso
 

Faça sua busca pelo site


Notícias

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

09/05/2025 14:30
  • Semana do Bebê: palestra aborda cuidados integrais na primeira infância
SMS

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Natal, por meio do Núcleo de Alimentação e Nutrição (NAN) e o Núcleo de Saúde da Criança do Departamento de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde de Natal, promoveu, nesta sexta-feira (9), o I Ciclo de Palestras da Semana do Bebê. O evento marcou a abertura da campanha anual, realizada em maio, que busca sensibilizar e capacitar profissionais de saúde sobre os cuidados essenciais na primeira infância.  

Com o tema "Informar, sensibilizar e envolver: o papel dos profissionais de saúde", o ciclo de palestras destacou questões como desenvolvimento infantil, adoção e doação de leite materno. "Queremos fortalecer a rede de apoio às crianças, especialmente nos primeiros anos de vida", explicou Isabel Lima, chefe do Núcleo de Saúde da Criança da SMS Natal.  

A primeira palestra do dia foi "Desenvolvimento na primeira infância: avanços e desafios", ofertada pela pediatra Devani Ferreira Pires. Na ocasião foram discutidos os cuidados e desafios para o acolhimento de crianças menores de seis anos no município. Em seguida, aconteceu a palestra “Programa Atitude Legal: fluxo da entrega voluntária no RN”, com o intuito de apresentar o programa de adoção, do qual a SMS é parceira, para os profissionais. 

Maria Quitéria Lustosa de Sousa, psicóloga e coordenadora do Núcleo de Apoio Técnico e do Programa Atitude Legal da Coordenadoria Estadual da Infância e Juventude do TJRN, ministrou a palestra e explicou um pouco sobre o programa. “Essa iniciativa é justamente para conscientizar, capacitar esses profissionais para que eles saibam como identificar e acolher humanizadamente e sem julgamento as gestantes ou puérperas que manifestem o desejo de entregar voluntariamente o recém-nascido para adoção e que entendam o fluxo para o qual encaminhar essas pessoas”, comentou, convidando os presentes também para a abertura da Semana de Adoção que acontece no dia 20 de maio.

O último momento da oficina foi a palestra “Doação de Leite Humano: pequenos detalhes que fazem a diferença”, ministrada por Kênia Gondim, fonoaudióloga e coordenadora do Setor de Amamentação e Posto de Coleta de Leite Humano da Maternidade Leide Morais, que reforçou a importância do estímulo a prática. 

A palestra fez alusão ao Dia Nacional de Doação de Leite Humano, lembrado anualmente em 19 de maio, e da campanha de doação de leite humano, que acontece durante todo o mês com o tema “Um gesto humanitário que alimenta esperança”, e pretende estimular a doação de leite materno, promover debates sobre a importância do aleitamento materno e da doação de leite humano, além de divulgar os bancos de leite humano nos Estados e nos Municípios.

“A doação pode fazer a diferença na vida de muitas famílias. O leite doado aos bancos de leite são destinados às crianças internadas em UTIs neonatais e que não podem ser alimentadas por suas mães, e através dessa doação elas conseguem se recuperar de forma muito mais rápida”, explica Monique Silveira Rosa, a nutricionista e responsável técnica em Aleitamento Materno do Núcleo de Alimentação e Nutrição (NAN) da SMS Natal.

Semana do Bebê

Instituída pela Lei n.º 6.538/2015, a Semana do Bebê têm como principais objetivos diminuir o índice de mortalidade infantil e melhoria da qualidade de vida das crianças de zero a seis anos, diminuir as situações de exclusão social decorrente da gravidez precoce, informar, sensibilizar e envolver a sociedade em torno da situação da primeira infância e conferir visibilidade social às ações pertinentes à primeira infância.




Compartilhar no Facebook   Compartilhar no Twitter   Enviar por E-mail   Gerar para Arquivo/Imprimir  

SEMPLA desenvolvimento. Seguimos as seguintes recomendações de projeto: w3c_aa w3c_xhtml w3c_css