Lei de Acesso
 

Faça sua busca pelo site


Notícias

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

12/05/2025 18:33
  • Prefeitura do Natal e Sebrae discutem projetos de Educação Empreendedora
Alan Silva

A educação empreendedora é uma das iniciativas de destaque da gestão do prefeito Paulinho Freire. Na tarde desta segunda-feira (12), a vice-prefeita Joanna Guerra e o secretário municipal de Educação, Aldo Fernandes de Sousa Neto, receberam representantes do Sebrae-RN, liderados pelo diretor de Educação Empreendedora da instituição, Marcelo Toscano, para uma reunião de alinhamento e ampliação do projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) em 2025.

“Estamos expandindo a Educação Empreendedora na Rede Municipal de Ensino, de 10 para 19 unidades, e queremos avançar ainda mais, alcançando todas as 73 escolas de Ensino Fundamental. Nosso objetivo é promover a inovação e fortalecer o comprometimento dos estudantes como jovens cidadãos, proporcionando o conhecimento sobre o empreendedorismo para que eles possam construir, com cidadania, seus caminhos profissionais”, afirmou o secretário Fernandes.

A Educação Empreendedora tem como foco o desenvolvimento de habilidades essenciais ao perfil empreendedor, como autoconhecimento, confiança criativa e superação de medos e dúvidas — aspectos que devem ser trabalhados antes da criação de um negócio. Nesse sentido, o JEPP, criado pelo Sebrae, é um projeto voltado à formação empreendedora de estudantes do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Natal, incentivando o protagonismo juvenil e a iniciativa na busca por inserção no mercado de trabalho ou no mundo dos negócios.

“O município do Natal atenderá, este ano, 19 unidades de ensino com a Educação Empreendedora, em parceria com o Sebrae-RN. Nossa meta é alcançar 30 unidades, o que representará aproximadamente entre 15 e 18 mil estudantes da rede pública municipal. Queremos apresentar a esses jovens conceitos como empreendedorismo, educação financeira, fluxo de caixa e outros temas relevantes. E ninguém melhor do que o Sebrae, instituição referência no assunto, para impactar positivamente a vida dos estudantes e de toda a comunidade escolar”, destacou a vice-prefeita Joanna Guerra.

A atuação do JEPP em 2025 terá como foco o fortalecimento da metodologia de avaliação dos resultados do projeto, com o objetivo de garantir uma educação de qualidade.

“Nosso objetivo é conscientizar os jovens sobre a educação empreendedora e as novas habilidades exigidas no futuro — como inovação, precificação e finanças —, levando essa temática para as escolas e para o cotidiano dos estudantes, de forma objetiva e prática”, afirmou o diretor de Educação Empreendedora do Sebrae-RN, Marcelo Toscano.

Também participaram da reunião a gerente de Soluções e Relacionamentos do Sebrae, Tathiane Udre; o gestor da Educação Empreendedora, Everton Lucena; e a consultora da área, Sara Cassiano.



  • Notícias relacionadas




Compartilhar no Facebook   Compartilhar no Twitter   Enviar por E-mail   Gerar para Arquivo/Imprimir  

SEMPLA desenvolvimento. Seguimos as seguintes recomendações de projeto: w3c_aa w3c_xhtml w3c_css