natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias
Um gesto simbólico, que materializa o olhar atento da gestão municipal para a dignidade e o bem-estar dos estudantes natalenses, marcou a quarta-feira (14). O prefeito Paulinho Freire participou do início da entrega dos novos fardamentos escolares aos alunos da rede municipal de ensino, em solenidade realizada no CMEI Paulina Engrácia Mariz de Faria, no Conjunto Santa Catarina, Zona Norte de Natal.
A ação, que começou pela manhã no CMEI José Alves Sobrinho, no Barro Vermelho, representa um investimento de mais de R$ 11 milhões por parte da Prefeitura e vai contemplar 56.570 estudantes da rede. Os dois centros de educação infantil foram os primeiros a receber os kits completos de uniformes — iniciativa aguardada há mais de dois anos por muitas famílias.
Em seu discurso, o prefeito Paulinho destacou que a entrega dos fardamentos integra um esforço planejado para transformar a realidade da educação pública na capital. “É um momento muito especial. Estamos cumprindo mais uma das metas do nosso plano de governo. Já zeramos a fila das creches, estamos equipando 100% das escolas com ar-condicionado — hoje já são cerca de 80% —, reestruturamos a merenda escolar, que se tornou referência, e começamos o ano letivo no prazo, com abastecimento regular em todas as unidades. Esses avanços mostram que estamos no caminho certo. E vamos seguir em frente, com o mesmo compromisso e dedicação”, afirmou.
Na ocasião, Paulinho também anunciou a ampliação das instalações do próprio CMEI Paulina Engrácia Mariz, que passará a atender mais que o dobro da capacidade atual, saltando de 138 para cerca de 300 alunos. “Desde o primeiro dia, temos trabalhado junto com o secretário Aldo para melhorar nossa rede. Investir na estrutura das escolas é investir em dignidade, permanência e qualidade do aprendizado”, completou.
Ao lado do prefeito, o secretário municipal de Educação, Aldo Fernandes, destacou que o trabalho da pasta vai além da infraestrutura e busca gerar impactos reais no cotidiano escolar. “Hoje, não quero falar apenas dos números. Quero destacar que esta gestão tem olhado para a educação como ela merece ser tratada: com atenção, prioridade e respeito. Paulinho será lembrado como o prefeito da educação. Desde janeiro, estamos plantando e já colhendo os frutos de um trabalho sério, com foco na aprendizagem, no acolhimento e na valorização dos nossos profissionais”, declarou.
Entre os rostos felizes à espera dos novos fardamentos estava a dona de casa Ana Paula Silva, mãe da pequena Ana Cecília, de cinco anos, que se emocionou ao relatar a surpresa com a entrega antecipada dos uniformes. “Coloquei minha filha aqui no CMEI este ano por ser perto de casa, mas não esperava tanta qualidade. A estrutura é boa, as professoras são atenciosas, tem merenda, lanche da tarde… E agora o fardamento chegou. Há dois anos minha filha não recebia. Eu achei que fosse demorar mais, por ser início de gestão. Mas não. Fui avisada que ela receberia e fiquei extremamente feliz. Só a gente sabe a dificuldade que é ter que mandar a criança com roupa diferente todos os dias. Pra gente é mais que um uniforme, é um alívio e um cuidado que a gente sente de perto”, contou.
Para a diretora pedagógica da unidade, Gildene Ferreira, a chegada dos novos fardamentos simboliza a concretização de um trabalho coletivo. “Somos movidos por sonhos. E sonhar com uma escola pública de qualidade é o que nos impulsiona. Quando vemos ações como essa acontecendo, entendemos que não estamos sozinhos. Essa gestão tem nos dado suporte, aberto portas e nos permitido ir além dos muros da escola. O que fazemos aqui é por muitas mãos, com compromisso e excelência”, ressaltou.
A solenidade contou ainda com a presença da vice-prefeita Joanna Guerra, secretários municipais, representantes da comunidade escolar e familiares dos alunos. A entrega dos kits seguirá ao longo das próximas semanas, alcançando toda a rede municipal de ensino e marcando mais um passo na consolidação de uma educação pública inclusiva, estruturada e acolhedora.