natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias
Com o tema o “Poder Transformador da Música na Mente e no Ambiente”, a Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) Natal, realizou o quarto encontro da capacitação das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) para a rede de saúde do município. O evento é desenvolvido pelo Centro de Práticas Integrativas e Complementares (CERPIC), do Departamento de Atenção Básica (DAB), com apoio do Setor de Educação Permanente em Saúde e Articulação Ensino-Serviço (SEPAES).
O encontro destacou a Musicoterapia, prática que utiliza a música e seus elementos (como som, melodia, harmonia e ritmo), com a intenção de atender necessidades físicas, emocionais, mentais, espirituais, sociais e cognitivas do indivíduo ou do grupo.
“O que foi passado aqui hoje como prática integrativa foi principalmente a forma acolhedora que a música pode nos proporcionar em ambientes de espera, como de Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Pronto Atendimento (UPAS), por exemplo. Às vezes o paciente precisa fazer um procedimento um pouco mais invasivo e chega assustado. Quando ele passa por uma sessão de musicoterapia, fica mais calmo, relaxado", comentou Álvaro Macedo, professor de música e administrador do Centro de Práticas Integrativas e Complementares (CERPIC) e responsável pela capacitação.
O administrador reforça a importância da prática e fala um pouco sobre a importância de incluir a música nos espaços de trabalho. “A música é uma ferramenta que vai alcançar lugares em nossa mente, no nosso físico que talvez outras terapias não alcancem, pois ela trabalha o estado de espírito. Hoje as pessoas chegaram aqui acanhadas, e a gente acabou terminando a palestra com elas animadas. Esse é o poder que a música tem de transformar um ambiente”, explica.
A formação acontece mensalmente com a intenção de capacitar diferentes profissionais da rede para agirem como multiplicadores das práticas nos serviços de saúde em que eles trabalham. Dentro da programação, serão realizadas 12 capacitações sobre diferentes práticas integrativas ofertadas pelo município.
As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) são abordagens terapêuticas realizadas visando prevenir agravos à saúde, a promoção e recuperação da saúde, enfatizando a escuta acolhedora, a construção de laços terapêuticos e a conexão entre ser humano, meio ambiente e sociedade. As práticas foram institucionalizadas pela Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no Sistema Único de Saúde (PNPIC), que completa 18 anos de instituição em 2024, sendo Natal uma das cidades pioneiras na oferta do método. O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece, de forma integral e gratuita, 29 procedimentos de Práticas Integrativas e Complementares (PICS) à população.