Lei de Acesso
 

Faça sua busca pelo site


Notícias

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

15/05/2025 16:11
  • Estudantes conhecem e conversam com escritor potiguar
Cedidas

A Escola Municipal Professor Arnaldo Monteiro Bezerra recebeu, nesta quinta-feira (15), o escritor potiguar Manoel Cavalcante para uma manhã literária que reuniu cerca de 200 estudantes na quadra da escola. O evento tem como objetivo incentivar a leitura e aproximar as crianças dos escritores do Rio Grande do Norte. Manoel Cavalcante é natural de Pau dos Ferros (RN), município localizado a 391 km da capital potiguar.

A atividade faz parte do projeto de incentivo à leitura, promovido anualmente pela escola, sempre com a participação de escritores potiguares da literatura infantil e infantojuvenil. São livros disponíveis na biblioteca, trabalhados com as mediadoras de leitura e as professoras em sala de aula. “Esse bate-papo com os autores favorece o entendimento das crianças. Elas ficam mais próximas dos escritores, entendem que eles são pessoas como nós e compreendem o processo de criação literária, desde a ideia inicial até o lançamento do livro”, destaca a gestora pedagógica Simone Rodrigues de Lima Costa.

Durante a manhã literária, as crianças tiveram a oportunidade de conhecer melhor o escritor e suas obras, incluindo A Casa de Minha Vó e Dorinha, Pequena Gigante, que aborda o tema do bullying. Esta última obra inspirou uma adaptação teatral apresentada pelas próprias crianças.

Renan César Santos Lima Filho, de nove anos, compartilhou suas impressões sobre o momento: “Foi legal, eu gostei muito. Já tinha lido um livro dele em grupo, na sala de aula, com a professora, e hoje poder conhecê-lo foi especial. Eu também gostei que o tema fosse o bullying. Eu já sofri com isso e sei como é triste. O bullying é muito chato, não é legal, mas assistir à encenação e poder discutir sobre o assunto me deixou bem alegre”, ressaltou.

Houve ainda uma roda de conversa sobre a importância da leitura e da literatura, além de um momento aberto para perguntas e respostas entre as crianças e o escritor. Ellen Guimarães Pinto, de 10 anos, destacou o valor desse contato: “Conhecer o autor do livro que eu li foi importante para entender que a literatura não é algo tão distante da gente, que existem muitos escritores potiguares que precisamos valorizar. A leitura nos ajuda nos estudos e abre caminhos para a nossa vida”, afirmou.

A professora Francinete Moraes de Matos Noberto, mediadora de leitura da escola, ressaltou a importância do projeto para desenvolver o gosto pela leitura nas crianças. “Foi um momento maravilhoso. Os estudantes puderam ter esse contato, além de apresentarem produções próprias, feitas a partir das leituras desenvolvidas na biblioteca”, destacou.



  • Notícias relacionadas




Compartilhar no Facebook   Compartilhar no Twitter   Enviar por E-mail   Gerar para Arquivo/Imprimir  

SEMPLA desenvolvimento. Seguimos as seguintes recomendações de projeto: w3c_aa w3c_xhtml w3c_css