Lei de Acesso
 

Faça sua busca pelo site


Notícias

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

16/05/2025 10:53
  • Ciclo de oficinas discute acesso integral à saúde da população indígena em Natal
SMS

Entre os dias 6 e 15 de maio, aconteceu a “Oficina de aperfeiçoamento para atuação em contexto intercultural: indígenas em contexto urbano e mobilidade transnacional em Natal”. Tendo como público-alvo profissionais de saúde, lideranças indígenas e trabalhadores de outros serviços públicos, a capacitação teve a  intenção sensibilizar os profissionais para um melhor acolhimento da população indígena presente no território.

A oficina foi dividida em dois módulos: o módulo I aconteceu entre os dias 6 e 9 de maio, com a formação tendo como foco o acolhimento da população indígena da etnia Warao, indígenas em contexto de migração vindos da Venezuela. Entre os dias 12 e 15, o módulo II contemplou a atuação da assistência em saúde junto à etnia Mendonça, população originária do Rio Grande do Norte.

“O encontro proporcionou um rico momento de troca e interculturalidade, reunindo indígenas da etnia Mendonça, Warao e profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS). Essa interação encerrou um ciclo de oito dias de oficinas, nas quais foram abordadas as realidades das duas etnias que vivem em contexto urbano, fortalecendo o diálogo entre saberes tradicionais e práticas de saúde pública”, comentou Hiago Costa, integrante da coordenadoria do Núcleo de Equidade da SMS Natal, sobre a oficina.

Para Hiago, a iniciativa reforça o compromisso do Sistema Único de Saúde (SUS) no município com a equidade e humanização do atendimento, garantindo que as vozes indígenas sejam ouvidas e suas demandas incorporadas às estratégias de cuidado. "A realização deste evento simboliza um marco significativo na trajetória de Natal, representando não apenas o reconhecimento das populações indígenas em seus territórios, mas também a abertura de caminhos para a construção de políticas públicas que visem promover o acesso integral e equânime desses povos aos sistemas e serviços de saúde de acordo com suas especificidades culturais", diz.

Além da Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS), a capacitação aconteceu em parceria com a Secretaria de Saúde Indígena (SESAI), Ministério dos Povos Indígenas (MPI), Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI), Ministério da Saúde (MS), , Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (SESAP) e Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (ESP/RN).



  • Notícias relacionadas




Compartilhar no Facebook   Compartilhar no Twitter   Enviar por E-mail   Gerar para Arquivo/Imprimir  

SEMPLA desenvolvimento. Seguimos as seguintes recomendações de projeto: w3c_aa w3c_xhtml w3c_css