natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias
A Secretaria Municipal de Educação (SME-Natal) participou, nesta sexta-feira (16), do I Seminário do Observatório de Políticas Públicas, promovido pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), em parceria com o Instituto de Políticas Públicas (IPP) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O evento foi realizado no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça e contou com a presença do titular da pasta, Aldo Fernandes de Sousa Neto, além de diretores de unidades de ensino da rede municipal.
Voltado a membros e servidores do MPRN, secretários de educação, conselheiros escolares, professores e estudantes de graduação e pós-graduação na área de Educação, o seminário teve como objetivo principal debater os resultados de pesquisas voltadas à política de gestão escolar. Ao longo da programação, foram discutidas as dificuldades enfrentadas na implementação dessa política no estado, bem como apresentadas propostas para fortalecer a articulação entre pesquisa acadêmica e ações institucionais.
“A convite do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte e em parceria com a UFRN, estamos participando deste seminário sobre o Observatório de Políticas Públicas, com foco na gestão escolar. Recebemos dados significativos que contribuirão para o aprimoramento do nosso planejamento estratégico, orientando as próximas ações com vistas a melhorar a qualidade da educação em Natal”, destacou Aldo Fernandes.
A gestora pedagógica da Escola Municipal Djalma Maranhão, Cleonete Herculano da Silva, também ressaltou a importância do evento para o aprimoramento da gestão escolar. “Este seminário nos proporciona uma reflexão valiosa sobre como lidamos com os desafios no ambiente escolar e reforça a necessidade de estarmos sempre preparados para enfrentá-los”, afirmou.
Já a gestora administrativa da Escola Municipal Professora Vera Lúcia Soares Barros, Maria Ziane de Araújo Dantas, enfatizou o papel das políticas públicas na melhoria do ensino. “É fundamental que nós, gestores, participemos dessas discussões para repensarmos nossas práticas. Um planejamento político-pedagógico bem estruturado é essencial para alcançarmos bons resultados na aprendizagem”, concluiu.