natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias
Na manhã do último sábado (17), o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Amor de Mãe, localizado na Praia do Meio, realizou o encerramento da Semana Literária 2025. Com o tema “Encontro da Família e Café Literário”, o evento celebrou a leitura e o envolvimento das famílias na formação das crianças, por meio de uma programação repleta de atividades pedagógicas e culturais.
As ações iniciaram com a acolhida das crianças e a realização de oficinas pedagógicas organizadas por faixa etária. Nos berçários, a proposta foi o painel sensorial “Toque e Descubra”, com experiências táteis; no Nível I, as crianças participaram de oficinas de pintura em dedoches; e no Nível II, a atividade “Uma viagem no barquinho de papel: O Soldadinho de Chumbo” proporcionou uma imersão lúdica na literatura.
A abertura oficial aconteceu no pátio da escola, carinhosamente chamado de Arena do Amor, com falas das mediadoras de leitura Nayra Matheus e Rita Samuel. A programação seguiu com a declamação de um poema pela professora Daniele Vanderlei e a leitura de um conto realizada pela professora e ex-assessora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Natal, Miriam Dantas de Araújo. Em seguida, a professora, escritora e idealizadora do projeto Rio de Leitura, Angélica Vitalino, ministrou uma palestra inspiradora sobre a importância da leitura na infância.
Durante o evento, as turmas do CMEI apresentaram performances temáticas, e os trabalhos produzidos pelas crianças ao longo da semana foram expostos nos corredores da instituição, valorizando suas expressões criativas. O encerramento foi marcado por um café coletivo, que reuniu equipe pedagógica, pais e crianças em um momento de confraternização.
A gestora administrativa do CMEI Amor de Mãe, Ana Carla Gomes de Araújo Freitas, destacou a relevância do evento no contexto das comemorações dos 10 anos da Biblioteca Magda Cristina.
“Estamos realizando o primeiro ‘Encontro da Família e Café Literário’ como encerramento da Semana Literária, iniciada na última quarta-feira. Este é mais um evento em celebração ao aniversário da nossa biblioteca. Hoje, além das oficinas para as crianças, contamos com a presença da escritora Angélica Vitalino, autora do livro Pega e Lê. Ela foi uma das avaliadoras do projeto de leitura que deu origem à nossa biblioteca, há 10 anos”, afirmou.
“Atendemos 199 crianças de seis meses a três anos e 11 meses. Durante a semana, realizamos circuito literário, piquenique literário, banho de piscina com contação de histórias, apresentações de teatro e atividades com fantoches. Também promovemos a leitura no colo, com participação das famílias em todas as salas de aula. Trabalhamos a leitura desde o berçário, fortalecendo vínculos entre crianças, livros e famílias”, completou Freitas.
Presente ao evento, o diretor do Departamento de Recursos Humanos da SME-Natal, Flávio Fonseca, parabenizou a equipe pela realização e compartilhou uma experiência pessoal com a literatura: “Esse evento me remeteu à minha filha. Desde pequena, optei por presenteá-la apenas com livros. Sempre a levei a livrarias, lia para ela, e até os presentes que ela dava aos colegas eram livros. Ensinei que um brinquedo pode quebrar, mas um livro é eterno”, relatou.
“Já conhecia o CMEI Amor de Mãe, mas hoje tive a oportunidade de conhecer mais de perto o trabalho realizado. Mesmo atuando na sede da SME, percebemos o valor e a continuidade do trabalho desenvolvido aqui, por meio das pessoas que passaram por essa instituição. É gratificante sentir a harmonia e a confiança que permeiam esse ambiente educacional”, destacou a chefe do Setor de Planejamento e Avaliação da Gestão Escolar, Márcia Praxedes.