natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias
A Prefeitura do Natal, através da Secretaria Municipal de Educação, promoveu, nesta quarta-feira (21), uma formação continuada voltada aos professores de Matemática. O encontro foi realizado no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure) e teve como tema “Letramento Matemático: teorias e aplicações”.
Segundo Vitor Mota da Nóbrega, assessor pedagógico do Departamento de Ensino Fundamental, a formação teve como ponto de partida a definição de letramento matemático segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). “Trata-se da capacidade de compreender e utilizar a matemática no mundo real, não apenas com foco nos cálculos, mas como ferramenta de raciocínio, comunicação e resolução de problemas”, explicou Nóbrega.
Durante o encontro, foram discutidos diversos aspectos do letramento matemático, com destaque para a recomposição das aprendizagens e a promoção de experiências envolventes e desafiadoras no ensino da disciplina. Sete iniciativas consideradas fundamentais para o desenvolvimento do letramento foram apresentadas: estimular o pensamento produtivo dos estudantes; desenvolver o raciocínio matemático; aprofundar a aprendizagem; ampliar o repertório de estratégias de resolução de problemas; promover o engajamento no fazer matemático; aplicar a matemática em situações práticas; e desenvolver a fluência matemática. Todas essas ações foram ilustradas por meio de práticas pedagógicas.
Entre as orientações práticas para tornar a sala de aula um ambiente mais interativo e alfabetizador em matemática, destacou-se o uso de materiais como o quadro de números (ou tabela numérica de 1 a 100), reta numérica construída com os estudantes e diversos jogos pedagógicos – como Tangram, quebra-cabeça, dominó, jogos da memória e dados. Esses recursos são considerados essenciais para a construção de conceitos matemáticos de forma lúdica e significativa.
O assessor pedagógico também ressaltou que a equipe responsável pela formação apresentou metodologias e autores que fundamentam o desenvolvimento das habilidades relacionadas ao letramento matemático. A parte prática incluiu a elaboração de uma sequência didática que integrou o uso do jogo Tangram aos conteúdos de frações e geometria, sempre alinhada às competências previstas na BNCC.
Durante a formação, os participantes aprofundaram seus conhecimentos sobre os fundamentos teóricos e práticos da didática da linguagem matemática, com foco em exemplos aplicáveis ao cotidiano escolar. Embora não seja um conceito novo, o letramento matemático foi discutido à luz das contribuições de importantes estudiosos da área, como Constance Kamii, Guy Brousseau e Susana Wolman. A proposta reforça a ideia de que o saber matemático vai além dos cálculos, estando diretamente relacionado à construção do raciocínio lógico, da argumentação e da compreensão crítica da realidade.
Por fim, foi destacada a relevância da inserção das tecnologias digitais no processo de ensino-aprendizagem. O uso de laboratórios de informática e tablets com jogos educativos foi apresentado como uma estratégia eficaz para diversificar as atividades em sala, promovendo o trabalho em duplas e explorando as ferramentas digitais como apoio ao desenvolvimento da aprendizagem.