natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias
Até o final deste mês de maio, a Prefeitura vai alcançar a meta de mais de 5.500 ações de poda realizadas em todas as regiões da cidade. Nesta terça-feira (27), a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) iniciou um novo cronograma de trabalho. As equipes do órgão estão trabalhando nos seguintes pontos: Av. Jerônimo Câmara (Lagoa Nova); Rua Militão Chaves (Candelária); Rua Raimundo Chaves (Candelária; Av. Brancas Dunas (Ao lado do Natal Shopping); Rua Indomar e Rua Miraí, em Felipe Camarão, além da Travessa Santa Luzia (Igapó) e a Praça do Conjunto Brasil Novo, na zona norte.
“Seguimos com nosso cronograma de podas, alcançando todas as regiões da cidade, priorizando os grandes corredores de mobilidade e as ocorrências mais urgentes, ou seja, aquelas que oferecem risco a imóveis e pessoas. Temos uma demanda muito alta, mas com planejamento estamos avançando com esse trabalho de fundamental importância para a cidade”, destaca o titular da Semsur, Felipe Alves.
Para evitar os transtornos causados pela realização da poda, o secretário reforçou que a Semsur segue buscando informar a população dessas áreas com antecedência para que elas possam se planejar. “Estamos agindo com transparência e tentando minimizar os problemas causados pela realização dos serviços. Então, as pessoas que moram nessas localidades podem ficar atentas, pois estaremos trabalhando ao longo dessa semana”, ressalta. À medida que os trabalhos sejam concluídos, a Semsur vai iniciar novas frentes de trabalho e divulgar a nova programação estabelecida.
O trabalho envolve cerca de 60 profissionais, entre engenheiros, arboristas, operadores de motosserra, podadores, agrônomos e técnicos agrícolas. A equipe monitora constantemente aproximadamente 80 mil árvores na capital potiguar, utilizando tecnologias como tomógrafos e tratamentos fitossanitários para combater pragas e doenças.
A Semsur alerta sobre cuidados com as árvores na cidade, como evitar se abrigar sob elas durante chuvas intensas. Em caso de queda de galhos ou risco de tombamento, a população deve acionar a Semsur pelo telefone 3232-9845. Para emergências, a recomendação é entrar em contato com o Corpo de Bombeiros (193) ou com a Defesa Civil (190).
Outra orientação é evitar o plantio de espécies não nativas, como nim e algodoeiro, que possuem menor resistência ao clima local. Além disso, podas e cortes de árvores não autorizados podem comprometer a sua estrutura e configuram crime ambiental.