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28/05/2025 09:41
  • Transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental reúne gestores durante formação
Adrovando Claro

Mais uma edição da formação “Diálogos Pedagógicos”, reunindo gestores da Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação, foi realizado no auditório do Centro Municipal de Referência em Educação Aluizio Alves, na manhã desta terça-feira (27), para refletir sobre a transição para o Ensino Fundamental, com foco no Referencial Curricular Municipal da Educação Infantil (RCMEI).

O encontro teve como objetivo apresentar estratégias para a efetivação dessa transição, abordando temas como o planejamento do acolhimento, o desenvolvimento das afetividades, a construção de vínculos e a convivência entre os sujeitos envolvidos no processo educacional. Destacou-se a importância da observação atenta das crianças e da mediação das relações, fundamentais para acompanhar o processo de aprendizagem e desenvolvimento infantil, além de garantir a articulação entre as etapas da Educação Básica.

Durante as discussões, foram elencadas ações essenciais para uma transição bem-sucedida, como a organização dos espaços e turmas, o acolhimento de crianças e suas famílias, a realização de reuniões com os responsáveis e o planejamento adequado para o encerramento do ciclo na Educação Infantil.

Na abertura do evento, a professora Régia Maria Silvestre, do Departamento de Ensino Fundamental, apresentou o projeto “Cantinho da Leitura”, desenvolvido no âmbito do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). A iniciativa visa à criação de espaços de leitura nas instituições de Educação Infantil, promovendo o contato das crianças com os livros desde os primeiros anos. “A leitura é inerente à Educação Infantil. Mesmo sem saber ler convencionalmente, a criança interpreta histórias por meio das imagens, dos desenhos e das narrativas contadas, o que contribui significativamente para o seu desenvolvimento”, destacou.

A assessora pedagógica do Departamento de Educação Infantil, Soraya Rodrigues, reforçou que a temática da articulação entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental está entre as prioridades da rede. “Como o próprio título sugere, trata-se de um diálogo. Isso significa que todos os participantes podem contribuir, compartilhar experiências e refletir sobre o tema proposto, que é tratado em um dos capítulos do nosso referencial”, explicou.

Soraia ressaltou, ainda, que o objetivo do encontro é promover uma reflexão coletiva sobre a importância de práticas educativas que respeitem a infância e as especificidades das crianças. “Nos momentos de transição – seja dentro da mesma instituição ou para uma nova escola – não podemos perder de vista as singularidades de cada criança. Nosso papel é contribuir para suas aprendizagens e desenvolvimento, respeitando o tempo e o ritmo de cada uma”, completou.

Também participou da atividade a assessora pedagógica Valéria Credídio, que destacou o caráter formativo da série de encontros “Diálogos Pedagógicos”. Segundo ela, o ciclo de formações foi planejado para todo o ano, sempre com temas de relevância para a Educação Infantil. “No mês passado, abordamos o planejamento pedagógico. Agora, discutimos a transição para o Ensino Fundamental, uma etapa extremamente importante para a criança, que ainda está em processo de desenvolvimento, mas já é exigida em novas habilidades”, observou.

Valéria enfatizou que o trabalho da Educação Infantil deve proporcionar à criança o desenvolvimento da autonomia e da confiança, sempre de forma lúdica e respeitando sua criatividade. “Mesmo no Ensino Fundamental, ela ainda é uma criança e precisa de espaços de interação, brincadeiras e vivências que façam sentido em seu cotidiano”, afirmou.

Para concluir, a assessora destacou a importância das ações de encerramento do ciclo da Educação Infantil, como o lançamento de livros produzidos pelas próprias crianças, a contação de histórias e a exposição dos trabalhos desenvolvidos ao longo do ano. “Essas práticas valorizam a produção infantil, desde os primeiros registros escritos até a expressão artística e corporal, como nas apresentações realizadas durante os eventos com as famílias. Tudo isso contribui para ampliar o repertório cultural das crianças”, finalizou.



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