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11/06/2025 15:25
  • Pro-Alfa 2025 encerra ciclo de encontros de alfabetização para crianças do 1º ao 5º ano   
Adrovando Claro/SME

A Secretaria Municipal de Educação de Natal promoveu, na noite desta terça-feira (10), o encerramento do ciclo formativo da Política Territorial de Alfabetização de Crianças no Rio Grande do Norte - Pró-Alfa RN, no âmbito do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada 2025, no auditório do Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure). O evento, que reuniu cerca de 500 professores do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, teve como tema “Alfabetização de crianças do 1º ao 5º ano: concepção e organização do trabalho pedagógico, currículo, interdisciplinaridade e avaliação”.

A abertura do encontro contou com a apresentação cultural do coral "Vozes do Coração", que encantou o público presente. Na sequência, a programação seguiu com uma mesa-redonda composta por profissionais da educação do município e da rede estadual, que compartilharam as experiências e impressões acerca das trilhas formativas do programa. O evento foi concluído com atividades pedagógicas nas salas temáticas, abordando práticas lúdicas voltadas ao processo de alfabetização.

A secretária adjunta de Gestão Pedagógica da SME, Naire Jane Capistrano, destacou a importância da mobilização da rede para o fortalecimento da alfabetização no município. “É uma satisfação ver este auditório repleto de educadores comprometidos. Este momento é de encontro e de celebração do nosso compromisso coletivo com a alfabetização das crianças de Natal. Pensar na nossa cidade enquanto território é fundamental para que possamos avançar e melhorar os índices de aprendizagem, cumprindo nossa responsabilidade social, política e ética de garantir o direito à leitura e à escrita para nossos estudantes”, afirmou.

 A assessora do Setor de Ações e Projetos do Ensino Fundamental e articuladora do território de Natal no âmbito do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Régia Maria Silvestre da S. Souza, destacou que o encontro marcou o encerramento do módulo formativo atual, mas ressaltou que uma nova etapa acontecerá no dia 8 de julho, quando será realizado um seminário de finalização do Pro-Alfa.  

“Estamos concluindo o quarto encontro de todas as trilhas formativas. Esta última formação foi planejada de modo a retomar e sistematizar as discussões promovidas com os formadores ao longo do processo. A equipe pedagógica preparou um conjunto de atividades práticas, distribuídas em oito estações temáticas no Cemure, inspiradas nas festividades juninas. As dinâmicas envolveram brincadeiras e atividades lúdicas que demonstraram como esses recursos podem contribuir para o desenvolvimento da criatividade, socialização e competências cognitivas dos estudantes, fundamentais para o processo de alfabetização”, explicou Silvestre.

Representando a União dos Dirigentes Municipais de Educação no RN (Undime), a professora Noélia Barbosa enfatizou o papel do Pro-Alfa como elo entre as diversas iniciativas de alfabetização no país. “O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada se sustenta em eixos estruturantes, sendo um deles essa articulação em rede promovida pelo Pro-Alfa. Em Natal, somos parte desse esforço nacional. Agradeço aos professores cursistas, aos formadores de todas as trilhas e à gestão municipal pela dedicação ao fortalecimento das práticas de ensino e aprendizagem voltadas à alfabetização”, declarou.

Durante a mesa-redonda, a diretora da Escola Municipal Professora Emília Ramos, Aparecida Freitas, expressou que a noite foi de celebração. "Vivenciamos momentos ricos em aprendizagem e troca de experiências. O movimento de transformação acontece no chão da escola, nos espaços em que professores e coordenadores pedagógicos constroem coletivamente novas práticas. Senti-me honrada por integrar essa trilha formativa, que ampliou nossos saberes e fortaleceu a ação pedagógica nas unidades escolares”, comentou.

A professora Ana Marli, da Escola Municipal Estudante Emmanuel Bezerra, também avaliou o processo formativo. “A rotina do professor é desafiadora. São muitos compromissos diários, mas a formação continuada é essencial para aprimorarmos a prática pedagógica. Sempre levo comigo um caderno de anotações, pois cada troca de experiência é uma oportunidade de crescimento. A humildade em aprender com os colegas faz toda a diferença. O que é discutido aqui precisa chegar à sala de aula, enriquecendo o planejamento e a ação docente”, finalizou.

 



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