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Na manhã desta quinta-feira (12), os estudantes da Escola Municipal Professor Francisco de Assis Varela Cavalcante, localizada no bairro Guarapes, participaram de uma aula de campo realizada no Teatro Laboratório Jesiel Figueiredo, do Departamento de Artes, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, onde assistiram a estreia do espetáculo teatral "De Pernas pro Ar", criado pelo Clowns de Shakespeare e Grupo Asavessa. O projeto tem o patrocínio da Lei de Incentivo à Cultura Djalma Maranhão, da Prefeitura do Natal.
“De Pernas pro Ar” convida o público a uma matinê onde quatro viajantes são os anfitriões, de um mistério a ser desvendado desafiando todos os participantes a embarcar em uma missão emocionante. A estética do espetáculo, por sua vez, abraça a cultura pop retrô nas décadas de 70, 80 e 90, mesclando-a com a cultura digital contemporânea, criando uma ponte entre as referências dos jovens e o universo das festas dos pais e avós.
Acompanhando o grupo de cerca de 35 estudantes do 8º e 9º ano, o diretor administrativo da escola, Edson Braatz, considerou a experiência importantíssima e a colaboração que o espetáculo pode trazer para o trabalho em sala de aula. Já a professora de Artes, Vera Lúcia dos Anjos, elogiou a importância da atividade. “O contato do estudante com a linguagem teatral, proporciona uma outra forma de aprendizado, ainda mais neste espetáculo em que eles enquanto plateia participam de forma ativa de vários momentos podendo entender como as coisas funcionam na prática", afirmou.
A estudante do 9º ano, Andreza Carolina Sales Lima de Araújo, de 15 anos, afirmou que a experiência foi divertida, interessante e inédita e que gostou da interação do elenco com a plateia, durante e após a apresentação. "Achei o máximo a forma como eles interpretaram, interagindo o tempo todo com a plateia, e o jeito com que resolvem os problemas apresentados na história. Foi muito legal, no final durante o debate com a plateia ainda pude tirar algumas dúvidas", disse.
"Recentemente eu fiz um curso sobre como falar em público e percebi várias técnicas utilizadas pelos atores em cena, além de outras formas de interação, é um outro patamar”, destacou o estudante Vitor Gabriel Emídio da Silva, de 14 anos, sobre a forma como os atores falavam e utilizavam a linguagem não verbal.
De acordo com a secretária adjunta de Gestão Pedagógica, Naire Jane Capistrano, a atividade foi organizada com o objetivo de proporcionar uma experiência cultural e artística para os estudantes, promovendo a interação e a reflexão sobre a importância da arte e da cultura na formação dos estudantes.
“A experiência de assistir a um espetáculo de teatro em um ambiente especialmente planejado é fundamental para a formação dos nossos estudantes. É oportunizar esse acesso aos estudantes que muitas vezes não vivenciam essa experiência de frequentar um teatro, uma casa de espetáculo, como se comportar, é também formação de plateia, um espetáculo de qualidade serve para instigar esse aluno e fomentar o desejo de ver outros espetáculos de boa qualidade", destacou Naire Capistrano, que estava acompanhada da diretora do Departamento de Ensino Fundamental, Daniele Lacerda.
O espetáculo contou com tradução em Libras e tem no elenco Caju Dantas, Diogo Spinelli, José Medeiros e Paula Queiroz, a direção e dramaturgia é de Fernando Yamamoto, um dos fundadores do Clowns de Shakespeare, que enfatizou a importância de criar um espetáculo que contemplasse a faixa etária dos pré-adolescentes. "É uma faixa etária delicada, difícil de se tratar, mas é justamente essa a nossa proposta de proporcionar essa experiência de jogo, de brincadeira, de que essas pessoas possam entender que elas não só podem como devem manter essa diversão na vida", ressaltou Fernando Yamamoto.
No horário da tarde, a apresentação vai acontecer para os estudantes da Escola Municipal Irmã Arcângela, e nos próximos dias o espetáculo vai ser apresentado para os estudantes das Escolas Municipais Monsenhor José Alves Landim, Professor José de Andrade Frazão, Ferreira Itajubá, Professor José do Patrocínio P. Pinto, Celestino Pimentel, Professora Malvina Cosme e 4º Centenário.