natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias
No dia da Proteção às Florestas, comemorado em 17 de julho, a Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) celebra o dia com uma ação ambiental, entregando sementes e mudas nativas no Bosque das Mangueiras, localizado na Av. Nascimento de Castro em Lagoa Nova. A ação acontece das 7h às 9h.
A iniciativa foi desenvolvida pelo Setor de Educação Ambiental e Biblioteconomia (SEAB) da Semurb e visa reforçar a importância da recuperação e conservação de áreas verdes urbanas na cidade. Além disso, a atividade também objetiva sensibilizar a população sobre o papel essencial que a florestas têm na manutenção da vida, da biodiversidade e do equilíbrio climático.
Entre as diversas sementes e plantas entregues no dia, algumas delas são o Saboeiro, Cajueiro, Caju-manso, caju-da-praia, Jatobá, Jatobá-mirim, Jataí-amarelo, Jatobá-da-caatinga e outros 20 tipos de espécies.
“Ao distribuir sementes e mudas de árvores nativas, além de promover contato direto com a natureza, a atividade reforça o papel vital das florestas na qualidade de vida nas cidades, na proteção da biodiversidade e na mitigação dos efeitos das mudanças climáticas”, disse o Chefe da SEAB/Semurb, Alexandre Borges.
As florestas exercem um papel essencial para a vida, fornecendo água limpa, regularização do clima, garantem alimentos e muitas vezes medicamentos, além de ser abrigo para diversas espécies de animais e fonte de renda para muitas comunidades.
Quando se conscientiza a população sobre a importância da proteção das florestas, abre-se portas para a adoção de práticas sustentáveis e a denúncia de crimes ambientais relacionados ao desmatamento.
“Com essa ação queremos incentivar a população a refletir sobre a importância das florestas no nosso dia a dia, cada semente distribuída é um convite ao cuidado coletivo com o meio ambiente e um passo em direção a um futuro mais sustentável.”, ressalta Borges.
Para o Biólogo da SEAB/Semurb, Tarcísio Sampaio, a ação é um exemplo concreto de como iniciativas simples podem gerar um impacto duradouro na consciência ambiental da população. “É um convite à responsabilidade coletiva. Cada muda entregue representa um gesto de esperança e compromisso com o futuro”, reforça.
De acordo com dados do Planta Natal, projeto das Secretaria de Governo, Comunicação Social, de Meio Ambiente e Urbanismo, Serviços Urbanos, Urbana e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em 2024, alcançou a meta de 20 mil mudas plantadas.