Lei de Acesso
 

Faça sua busca pelo site


Notícias

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

17/07/2025 18:40
  • Oficina Africanear integra programação do Natal Capital da Educação  
Manoel Barbosa / SME

Na manhã desta quinta-feira (17) aconteceu mais uma ação do Natal Capital da Educação, desta vez, no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Professora Carmem Maria Reis, situado na Vila de Ponta Negra, zona sul da cidade. As assessoras dos departamentos de Educação Infantil e Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação realizaram a Oficina Literária Africanear, com o objetivo de combater o racismo, por meio da literatura e contação de histórias.

Segundo a chefe do Setor de Ações e Projetos do Ensino Fundamental, Adriana Ferreira, a atividade proporciona às crianças uma oportunidade de aprofundar os conhecimentos sobre racismo. A professora Adriana Ferreira destacou sobre a importância da temática ser trabalhada nas unidades de ensino. “É nessa perspectiva que pensamos a oficina literária Africanear com o objetivo de desconstruir estereótipos que foram perpassados ao longo do tempo. E por meio da literatura temos a ferramenta que possibilita as nossas crianças compreenderem que o respeito às diferenças deve fazer parte da nossa vida para fortalecimento das relações étnico-raciais", afirmou.  

Para Adriana Ferreira, outro ponto importante, é mostrar que Natal se preocupa, e está engajada e comprometida, com o combate ao racismo. "É de suma importância esse projeto Natal Capital da Educação, que inclui atividades diárias nas escolas, voltadas para estudantes, professores e gestores", ressaltou Ferreira.  

Na oficina, foram mostrados elementos como o berimbau e outros que remetem a importância do combate ao racismo, como o livro Nzuá e o arco-íris, onde conta a história de Nzuá um menino africano nascido na Angola. O diálogo entre o menino e o arco-íris ensina aos leitores o respeito ao outro, a percepção de limites e a solidariedade, que podem transformar o mundo.

O secretário adjunto de Gestão Escolar, Adson Soares de Azevedo, participou da programação. “Trazer para a escola o tema racismo é de extrema importância, esclarecer e oferecer aos nossos estudantes sobre esse assunto. Temos a oportunidade de trazer os profissionais da SME-Natal para ofertar aos nossos alunos vivências e histórias que irão contribuir de forma positiva na formação do caráter cidadão dos estudantes e cultivar a cultura do respeito", reforçou o secretário adjunto.

A diretora administrativa do CMEI, Flaivete Maria dos Santos, falou sobre a importância da ação na unidade de ensino. “Uma atividade bastante importante, trazendo às crianças para uma realidade de conscientização sobre essa questão do racismo, que ainda é tão forte em nosso país. E a Educação Infantil não pode ficar de fora desse contexto, pois temos inúmeras situações que confrontam, maltratam e que excluem. A literatura é fundamental na formação das crianças, elas não têm entendimento adulto, mas vamos trabalhando o senso de justiça, de responsabilidade com o outro, de tratar o outro bem com um olhar de respeito e sensibilidade”, finalizou a gestora.   



  • Notícias relacionadas




Compartilhar no Facebook   Compartilhar no Twitter   Enviar por E-mail   Gerar para Arquivo/Imprimir  

SEMPLA desenvolvimento. Seguimos as seguintes recomendações de projeto: w3c_aa w3c_xhtml w3c_css