natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias
Um grupo de estudantes da Escola Municipal Professora Dalva de Oliveira visitou, na sexta-feira (18), uma unidade da Sesitec, que fica situada na Escola Municipal Professora Maria Madalena Xavier de Andrade. A iniciativa faz parte da programação do projeto "Natal Capital da Educação", e representa um compromisso contínuo com a educação tecnológica dos estudantes. A atividade contou com a participação da vice-prefeita Joanna Guerra e do secretário municipal de Educação, Aldo Fernandes.
A unidade da Sesitec conta com um ambiente de criação com acesso a ferramentas inovadoras e conhecimentos em Ciências e Tecnologia, além de acervo literário com livros, dispondo também de materiais educativos, gibis, jornais, revistas, periódicos locais e de circulação nacional, DVDteca, CDteca e Gibiteca, robótica, laboratório de informática com computadores conectados à internet, espaço para leitura, contação de história, pesquisa e estudo.
A vice-prefeita Joanna Guerra destacou a importância da robótica no contexto educacional, afirmando que essa iniciativa visa inserir os estudantes no mundo da tecnologia e da inovação. “Fico muito feliz em estar aqui vivenciando essa experiência com os estudantes. A robótica é uma ferramenta essencial que pode enriquecer o aprendizado e preparar nossos jovens para o futuro”, declarou a vice-prefeita.
O professor de robótica da escola, Nelson Rodrigues de Barros, também comentou sobre os impactos positivos que essa disciplina traz para o ambiente escolar. “A robótica veio como um presente para a educação. As crianças se concentram mais, se divertem e aprendem de forma lúdica. Isso melhora o desempenho acadêmico, e também as relações sociais entre os alunos”, ressaltou Nelson de Barros.
O estudante do 4º ano, Davi Lucas Nascimento Azevedo, falou sobre robótica. “É uma aula muito importante para aprender como fazer coisas novas para o nosso planeta”.
A secretária adjunta de Gestão Pedagógica, Naire Capistrano, também enfatizou a importância dessa experiência para os estudantes. “As crianças estão tendo a oportunidade de aprender com alegria. A robótica ensina com ludicidade e traz uma nova forma de descobrir”, afirmou.