natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias
Dentro da programação da semana "Natal Capital da Educação", a Prefeitura do Natal coordenou, na tarde da segunda-feira (21), uma ação resultante de uma iniciativa do World Mosquito Program, conduzida no Brasil pela Fiocruz em parceria com os governos locais. O trabalho de engajamento comunitário busca unir educação e saúde. O evento aconteceu na Escola Municipal Professora Ivonete Maciel e teve como objetivo dialogar com os estudantes o método Wolbachia que ajuda a combater doenças como Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela. O encontro com os estudantes foi mediado pelo assistente do projeto, Pedro Vitor Vale Bezerra.
A vice-prefeita de Natal, Joanna Guerra, destacou a relevância da iniciativa. "Estamos aqui para falar aos estudantes sobre a importância do Wolbito e do trabalho que vem sendo feito na nossa cidade para combater a dengue. É uma oportunidade valiosa para que as crianças compreendam essa questão e a conectem à educação”, disse Guerra.
O secretário municipal de Educação, Aldo Fernandes de Sousa Neto, também participou da ação, enfatizando a importância de unir teoria e prática no aprendizado. "Trouxemos cientistas para compartilhar informações sobre o Wolbito, que é o mosquito que ajuda a debelar o Aedes aegypti. Reunimos os estudantes para proporcionar um momento de animação aliado às informações científicas. Assim, construiremos uma educação mais completa", afirmou o titular da SME-Natal.
A professora Shirley Santos Fidelis, que leciona para o 2º ano na escola, ressaltou o impacto da atividade na formação dos estudantes. "A escolha da escola para iniciar esse trabalho é fundamental. As crianças vão compartilhar o que aprenderam em casa, criando um vínculo afetivo com suas famílias sobre a importância da prevenção das doenças transmitidas por mosquitos”, declarou Fidelis.
Durante a palestra, Luís Valentim Araújo Rodrigues, de oito anos, compartilhou a experiência. "Eu aprendi sobre os mosquitos e que precisamos usar repelente para não sermos picados. Eu gostei da palestra e vou contar tudo para minha mãe e meu pai”, declarou o estudante.
Essa ação educativa é mais um passo da Prefeitura de Natal e Secretaria Municipal de Educação, na promoção da saúde pública e na conscientização das novas gerações sobre a importância da prevenção de doenças.
Wolbito
A Wolbachia é uma bactéria presente em cerca de 60% dos insetos, inclusive em alguns mosquitos. No entanto, não é encontrada naturalmente no Aedes aegypti. O método funciona assim: mosquitos Aedes aegypti com Wolbachia são liberados para que se reproduzam com os Aedes aegypti locais estabelecendo, aos poucos, uma nova população dos mosquitos, todos com Wolbachia.
Com o tempo, a porcentagem de mosquitos que carregam a Wolbachia aumenta, até que permaneça estável, sem a necessidade de novas liberações. Este efeito torna o método autossustentável e uma intervenção acessível a longo prazo. Não existe modificação genética nem no mosquito e nem na bactéria.