Lei de Acesso
 

Faça sua busca pelo site


Notícias

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

25/07/2025 15:02
  • Escola M. Profa. Josefa Botelho é beneficiada com ação entre MPT, UFRN e o Centro Santos Milani
Ana Flávia Menezes

A Escola Municipal Professora Josefa Botelho, o Centro de Formação Santos Milani e o Departamento de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio Grande do Norte receberam o procurador do Ministério Público do Trabalho da 21ª Região (MTP-RN), Antonio Gleydson Gadelha de Moura, e o secretário municipal de Educação de Natal, Aldo Fernandes, para a celebração de um acordo de cooperação. O MPT-RN destinou R$ 127.475,75, para a construção de uma sala multimeios e aquisição de equipamentos. A solenidade aconteceu na tarde desta quinta-feira (24), na unidade de ensino. O vereador Daniel Valença também testemunhou a assinatura do acordo.

 

A professora Eliana Guerra, do Departamento de Saúde Coletiva da UFRN, e também tutora do Programa de Educação Tutorial (PET), explicou que os alunos da UFRN desenvolvem ações na escola, dentre elas, o cursinho preparatório para o IFRN. “A escola nos acolheu e tem uma estrutura boa, mas sentimos falta de um espaço específico para desenvolver atividade de estudos, especialmente com estudantes do 8º e 9º ano. Com isso fomos em busca de um parceiro para arrecadar recursos para a construção de uma nova sala. Um lugar que iremos mostrar para a comunidade escolar que aqui se estuda e que os alunos podem se preparar para alçar outros voos. Hoje é um dia muito importante, pois estamos com os parceiros e iremos assinar o termo de cooperação”, comemorou Eliana Guerra.

 

O secretário municipal de Educação, Aldo Fernandes, contou da alegria em retornar à E. M. Professora Josefa Botelho e observar que o trabalho da equipe escolar está sendo muito bem desenvolvido.  “É uma honra estar presente neste momento tão significativo para a comunidade escolar. Fico muito feliz quando eu assino termos de parcerias e compromissos com outras instituições, trazendo bons exemplos, e levando educação para os nossos estudantes”, ressaltou  Fernandes.   

 

O procurador Antonio Gleydson G. de Moura, ressaltou a importância das parcerias com a Prefeitura do Natal, UFRN e a ONG Santos Milani, representada por Cláudia Gazolla. “Hoje é um dia de muita comemoração! Na escola temos a possibilidade de evitar boa parte das mazelas que acontecem no mundo do trabalho. Então, sempre o melhor lugar para se investir é na educação. O objetivo do MPT é ter parcerias para levar uma melhor qualificação para as pessoas. Vamos assinar o termo, já de destinação do recurso para a construção da sala de multimeios e aquisição de equipamentos”, reforçou Moura.

 

A diretora pedagógica da escola, Márcia Fernandes, explicou que a ação integra as diretrizes do Projeto EducaVila: fortalecendo o papel da escola no enfrentamento da inserção precoce de crianças e adolescentes no mundo do trabalho. “Esta ação  soma-se a outras atividades de extensão atualmente em desenvolvimento em nossa escola, todas voltadas ao enfrentamento do trabalho infantil e à promoção dos direitos de crianças e adolescentes da comunidade Vila de Ponta Negra”, reforçou a gestora, que está à frente da escola, ao lado da diretora administrativa, Sônia Paiva.

 

“A estudante Kethilly Silva, de 15 anos, do 9º ano da Escola M. Profa. Josefa Botelho, agradeceu os parceiros presentes. “É com muita alegria que recebemos vocês na nossa escola e estamos muito felizes de estarem trazendo uma notícia tão boa para a nossa unidade. A construção dessa nova sala será muito especial”, agradeceu a estudante. Já Paula Mariana da Silva Borges, aluna do Programa de Educação Tutorial (PET) Comunidade Urbana, leu o texto “Para além do Morro do Careca”, emocionando os presentes. O texto foi escrito pelo aluno do PET, Lucas Matheus Marcelino Alves Paulino.

 

O projeto da sala possui 24,00m2 de área construída, com acessibilidade. A sala vai possuir espaço de leitura individual com layout facilitador para quatro estudantes, espaço de dinâmicas coletivas para 10 estudantes sentados, quadro para interação e exposição, móveis para armazenamento de material didático e prateleiras para livros e cadernos. Os materiais escolhidos são de longa duração e baixa manutenção, priorizando o conforto dos alunos e a promoção de um layout que auxilie no incentivo aos estudos. O projeto foi desenvolvido pela arquiteta e urbanista, Raissa Mafaldo.



  • Notícias relacionadas




Compartilhar no Facebook   Compartilhar no Twitter   Enviar por E-mail   Gerar para Arquivo/Imprimir  

SEMPLA desenvolvimento. Seguimos as seguintes recomendações de projeto: w3c_aa w3c_xhtml w3c_css