Lei de Acesso
 

Faça sua busca pelo site


Notícias

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

28/07/2025 10:02
  • Professor de Artes da Rede Municipal de Ensino palestra na ExpoEduc
Manoel Barbosa / SME

Na sexta-feira (25), segundo dia da ExpoEduc 2025, a Arena 360 Vortex foi palco de importantes discussões sobre educação e arte, com destaque para a palestra sobre Transtorno de Aprendizagem Não Verbal (TANV), ministrada pelo professor Artur Garcez, da Escola Municipal Nossa Senhora das Dores.

 

Durante a palestra, o professor Artur Garcez descreveu as características e dificuldades do TANV, bem como os desafios do tema. "É importante entender esses transtornos e como eles afetam as crianças e os jovens. A necessidade de um diagnóstico preciso e de um plano de apoio individualizado para cada aluno com TANV é fundamental", explicou Garcez. Segundo Artur Garcez, as escolas muitas vezes recebem laudos médicos que indicam transtornos como autismo ou déficit de atenção (TDAH). “Mas o TANV é um transtorno raro que afeta cerca de uma em cada um milhão de crianças. A escola e a família precisam trabalhar juntas para entender e apoiar as necessidades desses estudantes", finalizou Garcez.

 

A assessora pedagógica do Departamento de Ensino Fundamental da SME, Adeilza Gomes, foi uma entre os diversos educadores e profissionais da área de educação que assistiram à palestra. "O professor Arthur nos trouxe um alerta para uma problemática na sala de aula em relação à inclusão, como incluir pessoas com necessidades especiais raras. Essa relação que ele coloca entre família, escola, o acompanhamento com outros profissionais, a importância de o professor ter um olhar sensível para aquele estudante e de imediato ao perceber comunicar a família, mesmo sabendo que às vezes as famílias têm uma certa rejeição em não querer aceitar, não compreender. Eu percebo que, apesar da família ter essa resistência, é importante que a escola, a coordenação pedagógica e o professor insistam para conscientizá-los a respeito não somente deste, mas de outros transtornos", declarou Adeilza Gomes.  

 

O professor de Artes, Denis Nascimento, do Colégio Link, situado em Nova Parnamirim/RN, também assistiu a palestra com atenção. "Foi uma experiência muito intensa no sentido de novos aprendizados, porque até então eu não conhecia o TANV. Nunca tinha ouvido falar sobre e, principalmente, os desafios pedagógicos que isso traz, enquanto professor. Isso me fez refletir e resgatar a importância que nós temos, o conhecimento sobre aperfeiçoar nossa prática pedagógica em relação ao transtorno. Porque muitas vezes achamos que é uma coisa, mas como abordar isso pedagogicamente?! E incluir a arte na busca por esse entendimento faz todo sentido, porque muitas vezes esses estudantes que nos chegam não conseguem se expressar da forma mais tradicional e, muitas vezes, é por meio da arte que nós conseguimos acessar essa expressão é dar voz para eles, para que consigam falar aquilo que querem, que sentem e sua necessidade", refletiu Denis Nascimento.

 

Ao término da palestra, o professor Artur Garcez exibiu o teaser do documentário "Dança Educação – Sandálias de Couro", que acompanha o dia a dia de estudantes e educadores envolvidos no projeto de dança que acontece na Escola Municipal Nossa Senhora das Dores, localizada na Favela do Mosquito, bairro das Quintas, onde Artur Garcez leciona Artes. O documentário aborda temas como superação, valorização das raízes culturais nordestinas e o sentimento de pertencimento em comunidades periféricas. A produção foi da Sol Costa Produções, com viabilização da Lei Paulo Gustavo.

 

 



  • Notícias relacionadas




Compartilhar no Facebook   Compartilhar no Twitter   Enviar por E-mail   Gerar para Arquivo/Imprimir  

SEMPLA desenvolvimento. Seguimos as seguintes recomendações de projeto: w3c_aa w3c_xhtml w3c_css