Lei de Acesso
 

Faça sua busca pelo site


Notícias

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

28/07/2025 16:37
  • Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais reforça o combate às infecções 
SMS

O Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais é lembrado anualmente em 28 de julho, reforçando ações de vigilância, prevenção e controle das doenças. A Unidade Básica de Saúde Nova Aliança realizou uma ação em alusão à data e à campanha Julho Amarelo, informando sobre os riscos e formas de tratamento das hepatites virais.

Ana Luiza Tersuliano, Secretária Adjunta de Gestão Participativa, do Trabalho e da Educação em Saúde (SAD-GS), prestigiou o evento e falou sobre a importância das equipes das unidades no trabalho de conscientização da população. “Hoje estamos aqui reafirmando o nosso compromisso com a prevenção. Nosso trabaho será de fato efetivo se mobilizarmos nossa comunidade a fim de esclarecer todos os pontos sobre as questões de hepatites virais. A secretaria conta com trabalho de vocês", falou.

Ao longo da manhã, a população do bairro de Nossa Senhora da Apresentação contou com diversas atividades, como palestras, aferição de pressão arterial, verificação de glicemia capilar, testes rápidos para detecção dos vírus da hepatite tipo B e C e de outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), consulta médica, avaliação odontológica, vacinação com foco nos imunizantes contra os tipos A e B das hepatites, como também da oferta de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS). Além disso, o dia foi marcado por aula de ginástica com o grupo de idosos da unidade e das apresentações culturais com o grupo de carimbó “Divas Poderosas” e do grupo Pagode da Limpeza, composto por trabalhadores da Companhia de Serviços Urbanos de Natal (URBANA).

“Quero agradecer a cada servidor que faz parte da Unidade de Nova Aliança e dizer que vocês são peças fundamentais para que tudo isso esteja acontecendo, esclarecendo a importância desse mês para os nossos usuários”, comentou a gerente do Distrito Sanitário Norte II, Márcia Luz, sobre a ação e agradecendo ao empenho da equipe.

Para o diretor da unidade, Adenilson Gomes, a ação aproxima e incetiva os moradores a procurarem os serviços que a unidade dispõe. “Trazer esse evento aqui para a nossa comunidade é de uma importância gigantesca. É preciso que a população conheça as hepatites virais, seus tipos, quais delas têm cura e tratamento. Aproveitamos também para reforçar a importância da realização dos testes rápidos e da vacinação”, disse.

“Muitas informações sobre as hepatites eu desconhecia, e hoje aprendi na palestra com a médica. Quero parabenizar a equipe da unidade, que nos acolhe sempre com tanto esmero e dedicação”, comentou Francineide de Oliveira, dona de casa de 55 anos e usuária dos serviços da unidade.

As hepatites virais são inflamações que atingem o fígado e, na maioria das vezes, não apresentam sintomas, mas podem causar alterações leves, moderadas ou graves. Alguns sinais, como cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras, podem denunciar a presença de algum tipo de hepatite.

Durante o mês de julho, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) Natal desenvolve, nos serviços de saúde de Natal, diversas atividades alusivas a Julho Amarelo, com ações oferecendo testagem para detectar as infecções do tipo B ou C, além de atendimento médico, vacinação, palestras sobre a temática, aferição de pressão, entre outros serviços de saúde.



  • Notícias relacionadas




Compartilhar no Facebook   Compartilhar no Twitter   Enviar por E-mail   Gerar para Arquivo/Imprimir  

SEMPLA desenvolvimento. Seguimos as seguintes recomendações de projeto: w3c_aa w3c_xhtml w3c_css