natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias
A Prefeitura do Natal concluiu, nesta quarta-feira (30), mais uma etapa estratégica do programa Catalisa GOV, iniciativa voltada à modernização da gestão pública por meio da inovação aberta. O Comitê Técnico de Inovação deliberou sobre os resultados dos quatro workshops realizados ao longo da semana com as secretarias municipais de Saúde, Educação, Mobilidade Urbana e Direitos Humanos.
Com a coordenação da Secretaria Municipal de Concessões, Parcerias, Empreendedorismo e Inovação (SEPAE) e o apoio técnico do consultor Leandro Figueiredo, os encontros resultaram no mapeamento de 35 desafios concretos da administração municipal — problemas e oportunidades que poderão ser solucionados com o uso de tecnologias e soluções inovadoras, por meio de editais de Compra Pública de Inovação.
A reunião contou com a presença dos vereadores Cláudio Custódio e Léo Souza, representantes da Câmara Municipal no Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia (COMCIT), demonstrando o engajamento do Legislativo natalense na construção de políticas públicas mais eficientes e inovadoras.
“Foi um momento muito produtivo. Em apenas três dias, conseguimos identificar demandas reais de áreas fundamentais da Prefeitura, com participação ativa das equipes técnicas de cada secretaria. Agora, SEPAE irá sistematizar esse material, apresentá-lo aos secretários municipais e, com base nessa validação, vamos avançar na elaboração do nosso primeiro edital de compra pública de soluções inovadoras”, destacou o secretário Arthur Dutra, titular da SEPAE.
A expectativa da gestão é lançar o primeiro edital ainda no segundo semestre de 2025, consolidando Natal como referência nacional em inovação no setor público e dando um passo importante para transformar a cidade com soluções mais inteligentes, ágeis e eficazes.
A iniciativa faz parte do Catalisa GOV, programa promovido nacionalmente pelo SEBRAE e implementado localmente pela Prefeitura do Natal.