Lei de Acesso
 

Faça sua busca pelo site


Notícias

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

31/07/2025 14:10
  • Projeto "Igualdade Não Tem Cor" promove educação antirracista nas escolas
Foto: Demis Roussos

Com o objetivo de combater o racismo e promover o respeito à diversidade desde a infância, a gestão municipal lançou, nesta quinta-feira (31), o projeto “Igualdade Não Tem Cor, Tem Respeito”. A iniciativa vai integrar o cotidiano das escolas da rede pública com ações pedagógicas voltadas à valorização da identidade, à equidade racial e à construção de uma cultura de paz.

Fruto da articulação entre as secretarias municipais de Igualdade Racial, Direitos Humanos, Diversidade, Pessoas Idosas e Pessoas com Deficiência (SEMIDH), Educação (SME); e de Políticas Públicas para Mulheres (SEMUL), o escopo do projeto foi apresentado em evento realizado na sede da vice-prefeitura. A proposta é fortalecer o papel da escola como espaço de formação cidadã e transformação social, incentivando práticas educativas mais inclusivas, conscientes e representativas.

A cartilha pedagógica desenvolvida tem como finalidade promover a educação antirracista nas escolas públicas de Natal, por meio de ações didáticas e da distribuição de material educativo, contribuindo para a formação de cidadãos críticos, conscientes e respeitosos em relação à diversidade étnico-racial.

A secretária da SEMIDH, Luciana Oliveira, celebrou o lançamento como um marco da atuação integrada entre diferentes secretarias. Ela destacou que o trabalho terá início nas escolas, com a elaboração de material pedagógico, formação de profissionais e atividades voltadas para adolescentes, com expansão futura para o ensino médio e a educação infantil. “Combater o preconceito é uma missão que começa nos primeiros anos de vida,” afirmou.

A vice-prefeita de Natal, Joanna Guerra, também destacou a importância do papel do poder público na promoção da igualdade racial, especialmente diante dos desafios da era digital. Segundo ela, embora a internet tenha ampliado o acesso à informação, também tem sido um espaço de disseminação do preconceito e da desinformação. “Hoje, o preconceito se espalha com ainda mais força pelas redes sociais, e isso exige uma resposta firme do Estado. Projetos como este mostram que estamos fazendo a nossa parte,” declarou.

A metodologia do projeto está organizada em três etapas: a primeira envolve a elaboração de material pedagógico especializado, já concluída com a produção da cartilha; a segunda prevê a capacitação docente por meio de oficinas, seminários e distribuição de materiais com sugestões de atividades; e a terceira consiste na aplicação nas escolas, com aulas temáticas, rodas de conversa, exposições culturais e eventos, além de avaliação participativa com alunos e professores e o registro das boas práticas desenvolvidas.

Entre os resultados esperados, estão a produção de 5.000 cartilhas educativas sobre igualdade racial, a capacitação de ao menos 300 professores e gestores, e a realização de ações pedagógicas em 10 escolas municipais até dezembro de 2025. O projeto também visa ampliar a consciência crítica de alunos e educadores sobre o racismo e fortalecer as políticas públicas de igualdade racial na rede de ensino.

O lançamento também marcou o início de uma parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte, voltada à formação dos Bombeiros Mirins, com foco em valores como respeito à diversidade e promoção da igualdade racial. Autoridades da corporação estiveram presentes no evento, destacando a importância do papel da educação cidadã e a construção de uma cultura de inclusão desde a infância.

Estiveram presentes na cerimônia o secretário municipal de Educação, Aldo Fernandes; a secretária de Políticas Públicas para Mulheres, Andréa Dias; o vereador Pedro Henrique, presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Criança e do Adolescente; além de professores e técnicos das secretarias envolvidas.





Compartilhar no Facebook   Compartilhar no Twitter   Enviar por E-mail   Gerar para Arquivo/Imprimir  

SEMPLA desenvolvimento. Seguimos as seguintes recomendações de projeto: w3c_aa w3c_xhtml w3c_css