Lei de Acesso
 

Faça sua busca pelo site


Notícias

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

31/07/2025 16:10
  • Ação na UBS Mirassol marca encerramento das atividades do Julho Amarelo em Natal
SMS

Nesta quinta-feira (31), a Unidade Básica de Saúde (UBS) Mirassol, recebeu a população para discutir e combater às hepatites virais. O evento, marcou o encerramento oficial das ações desenvolvidas pelo município para o Julho Amarelo, campanha idealizada com o intuito de impulsionar a vigilância, prevenção e controle das infecções.

“É um prazer muito grande estar aqui, nesta ação que marca o encerramento do Julho Amarelo, exaltando a oportunidade de lembrar que esse é um mês de mobilização, e que devemos valorizar os cuidados de prevenção às doenças durante todo o ano. Hoje, não celebramos o fim da campanha, mas um ponto de partida para atitudes contínuas de prevenção, acolhimento e cuidado”, comentou a secretária adjunta de Atenção Integral à Saúde (SAD/AIS), Sandra Raissa.
Elizama Batista, diretora do Departamento de Atenção Básica (DAB), agradeceu o envolvimento da equipe, reforçando que os serviços de prevenção e acolhimento continuam durante todo o ano. “Quero parabenizar todas as equipes que se mobilizaram, que acolheram os pacientes e que levaram esse projeto à frente durante esse mês. Reforço, que as nossas unidades estão disponíveis durante todo o ano para acolher e atender toda a população do município, da melhor forma possível”, disse.

A manhã foi marcada por diversas atividades alusivas a Julho Amarelo, com palestras discutindo sobre o tema, testes rápidos para detecção dos vírus da hepatite tipo B e C e de outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), além de vacinação com foco nos imunizantes contra os tipos A e B das hepatites.

A diretora da unidade de Mirassol, Edilânia Cunha, destaca a importância da Atenção Primária à Saúde (APS) no primeiro acolhimento da população. “Aqui, na atenção primária, é onde se começa a prevenção, não só nos meses alusivos, pois, o nosso trabalho é diário. Estamos aqui para fortalecer esse acolhimento com a população”, falou. 

Para Fátima Neves, artesã de 67 anos, e frequentadora da unidade, atividades como essas ajudam os usuários a perceberem melhor sinais e sintomas que podem denunciar alguma enfermidade. “É importante participar porque, às vezes, uma pequena coisa pode se tornar grande. E, se a gente não conhece, não observa e não se cuida, pode acabar se prejudicando", confidenciou.

As hepatites virais são inflamações que atingem o fígado e, na maioria das vezes, não apresentam sintomas, mas podem causar alterações leves, moderadas ou graves. Alguns sinais, como cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras, podem denunciar a presença de algum tipo de hepatite.

Natal desenvolveu a campanha Julho Amarelo durante todo o mês nos serviços de saúde do município, com diversas atividades de conscientização e alerta sobre os riscos das infecções. Durante todo o ano, os serviços de testagem e vacinação estão disponíveis de forma gratuita nas unidades de saúde de Natal.





Compartilhar no Facebook   Compartilhar no Twitter   Enviar por E-mail   Gerar para Arquivo/Imprimir  

SEMPLA desenvolvimento. Seguimos as seguintes recomendações de projeto: w3c_aa w3c_xhtml w3c_css