natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias
A noite desta quarta-feira (30) foi marcada por um encontro entre arte e educação na Escola Municipal Professor Zuza, localizada no bairro Dix-Sept Rosado. A Camerata de Vozes do Rio Grande do Norte realizou uma apresentação para os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), proporcionando uma experiência musical enriquecedora.
O grupo vocal encantou o público com interpretações de clássicos da música erudita e popular, promovendo um ambiente de sensibilidade artística e aprendizado. Durante a apresentação, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer a formação dos coralistas, os diferentes tipos de vozes e as técnicas de regência utilizadas em apresentações públicas.
A abertura do evento foi conduzida pela diretora administrativa da escola, Maria Aparecida do Nascimento, que destacou a importância do momento. "Estamos tendo uma noite muito especial. Primeiro, porque estamos com um público seleto e especialíssimo, vocês, estudantes da EJA, que persistem em busca de uma formação melhor. E, nesta noite, fomos agraciados com uma programação diferenciada, um momento de encontro, partilha e muitos sorrisos", afirmou Maria Aparecida.
O assessor pedagógico da Secretaria Municipal de Educação, Francisco André Alves Filho, ressaltou a relevância das atividades culturais no ambiente escolar. "Sempre que a escola é contemplada com ações complementares como esta, o impacto é extremamente positivo. Elas rompem a rotina das aulas teóricas e mobilizam os estudantes a buscar novos interesses. É uma verdadeira dinâmica de aprendizagem que envolve alunos, professores e toda a comunidade escolar", destacou.
Representando o Departamento de Atenção ao Educando, o assessor pedagógico Rildo Queiroz, que também integra a equipe administrativa da Camerata, explicou o objetivo da ação. "Nosso repertório une música erudita, popular brasileira e, principalmente, a música regional, valorizando a cultura potiguar. Somos compostos por 24 coralistas, uma regente, um preparador técnico vocal e uma preparadora vocal, além da equipe administrativa. Realizamos concertos educativos nas escolas. Nosso objetivo é incentivar o vínculo dos estudantes com a cultura, fazendo da escola um espaço transformador e de aprendizado profundo por meio da música", afirmou Queiroz.
Durante a apresentação, o coralista Ayrton Calassa compartilhou detalhes do repertório e sua experiência no grupo. "Sou barítono e integro a Camerata há pouco mais de um ano. Hoje apresentamos peças sacras e populares, como o “Salmo 100”, que trata da fé, e uma composição inspirada na mensagem escrita por um judeu durante a Segunda Guerra Mundial, encontrada nas paredes de uma despensa em Colônia, na Alemanha. Também executamos músicas de compositores potiguares, como “Linda Baby”, de Pedrinho Mendes, que exalta as belezas da cidade do Natal. Acredito que a música tem o poder de transformar vidas", ressaltou.
Um dos momentos marcantes da noite foi protagonizado por Paulo da Silva Gomes, de 55 anos, aluno da EJA e pedreiro de profissão, que foi convidado a reger o coral. "Foi uma experiência maravilhosa. Nunca tinha visto uma apresentação como essa de perto. Quando a professora me chamou para reger, acompanhei os gestos da regente e tentei imitar. E funcionou! A música tem esse poder de acalmar, de abrir a mente. Foi algo que não tem preço", comentou.
Além de Rildo Queiroz, outros integrantes da Camerata também fazem parte da rede municipal de ensino, como a regente Tércia Maria de Souza, professora das escolas municipais São Francisco de Assis e Professor Arnaldo Monteiro Bezerra; Vilma Costa, docente na própria Escola M. Professor Zuza; e Josilene Araújo, professora da Escola Municipal Professora Tereza Satsuqui Aoqui de Carvalho.