natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias
Natal está sendo representada na I Mostra Nacional de Práticas Profissionais na Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) com uma obra criada por Luiglen Fagundes, artista visual e conviva do Centro de Convivência e Cultura (CECCO Natal). A produção foi selecionada entre diversas experiências de todo o país e concorre à premiação por voto popular, cuja votação segue até este domingo, 3 de agosto.
A Mostra reúne experiências de todo o Brasil com foco na luta antimanicomial e na implementação de cuidados psicossociais em liberdade, em diferentes contextos. Das 68 obras inscritas, o trabalho de Luiglen foi um dos 10 pré-selecionados para estampar a publicação dos Anais da Mostra.
Luiglen é conviva do CECCO Natal, espaço onde encontrou acolhimento, escuta e liberdade para se expressar artisticamente. A obra, intitulada “Somos livres”, traz uma representação sensível da luta antimanicomial, da valorização da diversidade e da construção coletiva do cuidado em saúde mental no Sistema Único de Saúde (SUS). Em seu trabalho, a artista reuniu os principais equipamentos da RAPS, como os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e o próprio CECCO, conectados com a comunidade, a cultura, a natureza e os sujeitos que resistem todos os dias.
Com o tema “A Psicologia na luta pelo cuidado em liberdade: ontem, hoje, sempre!”, a I Mostra Nacional de Práticas Profissionais na Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) é uma iniciativa promovida pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP), por meio do Centro de Referências Técnicas em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP). A ação visa destacar e valorizar o trabalho da Psicologia na RAPS, evidenciando as práticas comprometidas com o cuidado em liberdade, a promoção dos direitos humanos e a escuta qualificada de pessoas em sofrimento psíquico ou com demandas relacionadas ao uso prejudicial de álcool e outras drogas.
Sobre o CECCO Natal
Localizado na Avenida Capitão-Mor Gouveia, 1214, o Centro de Convivência e Cultura (CECCO) desenvolve um trabalho artístico-pedagógico aberto a todas as pessoas interessadas em participar de suas atividades. O CECCO estimula diversas potencialidades dos seus convivas — como são chamados os frequentadores do espaço — por meio de oficinas de dança criativa, inclusão digital e artesanato. A proposta celebra a arte e o cuidado em liberdade, convidando a sociedade a desestigmatizar sua relação com a loucura e a saúde mental.
Luiglen precisa do seu apoio
A votação está aberta e qualquer pessoa pode participar. Ela segue até domingo (3). Para votar, basta escolher a opção 9: “Somos livres”, Luiglen Fagundes, Natal – RN, no endereço eletrônico: Clique aqui