natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias
Diretores das 147 unidades de ensino da Rede Municipal de Natal e assessores pedagógicos participaram, durante esta quinta-feira (31), de uma formação prática ministrada por profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), voltada ao Suporte Básico de Vida. O evento ocorreu no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure), das 8h às 12h, e contou com a participação de aproximadamente 180 pessoas.
A qualificação teve como objetivo principal fornecer aos educadores e gestores as ferramentas necessárias para lidarem com situações de urgência e emergência no ambiente escolar. A enfermeira e instrutora do Núcleo de Educação Permanente do SAMU 192, Mikléisa Bispo, destacou a importância da formação: “Os professores são os primeiros respondentes em situações críticas. Essa capacitação visa prepará-los para realizar um atendimento inicial humanizado e técnico até a chegada do socorro médico especializado.” A enfermeira também mencionou as ocorrências mais comuns nas escolas, como quedas, crises convulsivas e engasgos, ressaltando que o treinamento é fundamental para salvar vidas.
A diretora administrativa do CMEI Professora Marilanda Bezerra de Paiva, Nair Lima dos Santos, participou da formação e destacou a importância do curso: “Trabalhamos com crianças todos os dias, e saber lidar com situações de emergência pode ser a diferença entre a vida e a morte. A formação foi uma oportunidade valiosa, e espero que mais eventos como este sejam realizados ao longo do ano”, pontuou.
“As escolas têm um fluxo constante de pessoas, e é crucial saber como agir em caso de emergência. Essa formação é uma forma preventiva que nos prepara para lidar com eventuais ocorrências”, destacou o diretor administrativo da Escola Municipal João Paulo II, Janieri Luiz da Silva. O diretor também relembrou experiências no ambiente escolar em que foi necessário acionar o SAMU devido a quedas e fraturas.
O evento foi encerrado com um reforço sobre a importância contínua desse tipo de treinamento. A diretora do Departamento de Gestão Escolar, Renata Queiroz, destacou a necessidade do compartilhamento das informações repassadas pelos profissionais do SAMU: “A formação com o SAMU foi extremamente importante para evitar incidentes nas escolas. Aprendemos manobras essenciais para situações como engasgos e paradas cardiorrespiratórias. O conhecimento adquirido pode evitar desfechos trágicos”, frisou Queiroz.
A formação permanente dos profissionais da Rede Municipal de Ensino é um compromisso da Prefeitura de Natal, com foco na segurança dos estudantes e dos profissionais que atuam nas 147 unidades de ensino.