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A Secretaria Municipal de Educação de Natal (SME) deu início ao I Seminário de Planejamento: Compromisso com a Aprendizagem, reunindo assessores pedagógicos e gestores da rede pública municipal de ensino. O evento marcou o início de uma série de ações voltadas à melhoria dos indicadores educacionais e ao fortalecimento da alfabetização como prioridade da gestão.
A abertura foi conduzida pelo secretário municipal de Educação, Aldo Fernandes de Sousa Neto, que destacou a importância do evento e reforçou o papel coletivo na transformação da educação pública. “Estou aqui para transformar a nossa educação. Melhoria nos índices não é apenas uma meta, mas uma responsabilidade compartilhada por todos nós. Trabalho todos os dias como se fosse o último, dedicando-me intensamente a essa causa. Como bem disse Bernardinho, renomado técnico do voleibol brasileiro: ‘Treinamento é a repetição do básico’. Essa filosofia é essencial também na educação: a excelência se constrói sobre fundamentos sólidos”, afirmou o secretário.
Idealizado pela secretária adjunta de Gestão Pedagógica, professora Naire Capistrano, o seminário teve como foco central o direito à aprendizagem e a urgência na alfabetização. “Estamos aqui para garantir que todas as crianças aprendam. Essa é uma responsabilidade coletiva. Para que haja aprendizado, deve haver ensino. Precisamos começar cada dia pensando no outro e exercitando a empatia. Nosso trabalho é assegurar o direito à aprendizagem”, ressaltou.
Durante a programação, foram apresentados dados recentes das avaliações externas. Natal registrou 70% de participação na Avaliação de Língua Portuguesa. As professoras Noélia Barbosa e Régia Silvestre, da equipe técnica da SME, compartilharam informações sobre os programas educacionais em andamento e destacaram que 92% dos professores da rede possuem pós-graduação. Noélia Barbosa alertou: “Um estudante que não se alfabetiza na idade certa carrega essa deficiência por toda a vida escolar.”
Régia Silvestre, articuladora do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e da Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização (Renalfa), reforçou a relevância do processo avaliativo no contexto educacional. “Avaliar não é apenas um ato formal, é um compromisso sério com o futuro das nossas crianças”, enfatizou.
Além das discussões pedagógicas, o seminário também abordou aspectos emocionais do processo educativo, com palestras voltadas à liberação de emoções negativas e ao enfrentamento do medo que pode impactar o desempenho em sala de aula.
Na etapa final do evento, os participantes discutiram estratégias para reverter os índices e garantir uma educação de qualidade para todas as crianças da rede municipal. O I Seminário de Planejamento reafirmou o compromisso coletivo com a missão de assegurar que cada criança tenha acesso à aprendizagem e ao seu pleno desenvolvimento.