natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias
Com foco na melhoria da aprendizagem de estudantes com distorção idade-série, a Secretaria Municipal de Educação de Natal promoveu, na última sexta-feira (1º), uma formação pedagógica voltada para professores de Geografia que atuam no programa “Avexadas para Aprender”. O encontro foi realizado no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves e reuniu docentes dos anos finais (6º ao 9º ano) do Ensino Fundamental.
Com o tema “Priorização do conteúdo de Geografia no programa Avexadas no Ensino Fundamental”, a formação foi conduzida pelas assessoras pedagógicas do Departamento de Ensino Fundamental, Ana Beatriz Maciel e Mariana Bezerra. A proposta foi refletir sobre os desafios do ensino de Geografia para estudantes fora da faixa etária regular, com foco na definição de conteúdos essenciais que garantam a continuidade da aprendizagem dentro do regime de aceleração.
A atividade teve início com uma abordagem histórica da disciplina no currículo da educação básica, considerando os referenciais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os parâmetros curriculares do Estado do Rio Grande do Norte. Em seguida, discutiu-se a importância da valorização do território potiguar como conteúdo geográfico, destacando aspectos como relevo, clima, vegetação, economia e expressões culturais — com o objetivo de fortalecer a identidade local e promover o protagonismo dos estudantes.
As assessoras também abordaram a importância da formação continuada, pautada em metodologias ativas e na utilização de recursos inovadores, considerados essenciais para o engajamento dos alunos e a eficácia no processo de ensino-aprendizagem. Foram sugeridas estratégias pedagógicas que priorizam o desenvolvimento do pensamento crítico e incentivam a participação ativa em sala de aula.
A assessora Ana Beatriz Maciel destacou a relevância do encontro no contexto de implantação do programa.
“Essa formação foi dedicada à priorização do componente curricular de Geografia no programa ‘Avexadas para Aprender’. Iniciamos com uma retrospectiva dos principais temas da disciplina no cenário nacional, estadual e municipal. Em diálogo com os professores, elencamos os conteúdos mais relevantes para cada turma, considerando que esses estudantes estão em um regime de aceleração, onde dois anos são trabalhados em apenas um. Por isso, é fundamental garantir uma seleção criteriosa dos conteúdos, assegurando a continuidade da aprendizagem nos anos seguintes”, explicou.
Ao final da formação, foram definidas as prioridades de conteúdo para cada uma das turmas do programa (6º ao 9º ano). Segundo Ana Beatriz, dentro de duas semanas será finalizado um documento com a sistematização desses conteúdos, que passará a orientar as atividades em sala de aula a partir do terceiro bimestre.
A iniciativa reforça o compromisso da Secretaria Municipal de Educação em garantir uma educação inclusiva, equitativa e de qualidade, respeitando as especificidades dos estudantes em processo de correção de fluxo e apoiando os docentes com formações que contribuem efetivamente para a prática pedagógica.