natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias
Com o tema “Práticas Integrativas na Saúde do Trabalhador”, o município de Natal realizou, nesta terça-feira (5), o 1º Seminário da Rede PICS SUS Natal. Desenvolvido pelo Centro de Referência em Práticas Integrativas e Complementares (CERPIC), do Departamento de Atenção Básica (DAB), vinculado à Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Natal, o evento reuniu servidores que atuam com as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) no Sistema Único de Saúde (SUS), terapeutas e usuários convidados. O objetivo foi discutir as práticas com foco na saúde do trabalhador, promovendo uma abordagem integrativa e voltada ao bem-estar.
A secretária adjunta de Atenção Integral à Saúde (SAD/AIS), Sandra Raíssa, representou a SMS no evento e destacou a importância do CERPIC e das PICS no cuidado à população.
“Quero parabenizar a equipe maravilhosa do CERPIC, que tanto nos orgulha com esse serviço que faz uma diferença enorme na saúde pública do Rio Grande do Norte, especialmente em Natal. Somos referência graças ao trabalho de vocês, que se dedicam e vestem a camisa do cuidado integral às pessoas”, afirmou. Ela também reforçou o empenho da Prefeitura do Natal na área da saúde. “Nossa gestão tem um olhar especial para a saúde. Seguimos a orientação do prefeito Paulinho Freire de priorizar a área, e estamos trabalhando para que Natal seja referência nesse cuidado”.
Para Magda Fabiana Dantas da Costa, diretora do CERPIC, o seminário marca um avanço na oferta das PICS nos serviços de saúde do município. “Este é o primeiro seminário da Rede PICS SUS Natal, um momento muito significativo para nós. Natal é uma das cidades pioneiras no Brasil na utilização dessas práticas. Antes mesmo da formulação da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS (PNPIC), já realizávamos abordagens terapêuticas em alguns serviços há mais de três décadas”, explicou.
A cerimônia de abertura contou com apresentação do poeta Mané Beradeiro, que, com o fantoche Jumento Ananias, conduziu a recepção dos convidados. A primeira palestra do dia, intitulada “Eixo Neuro/Imuno/Endócrino e a Importância da Epigenética”, foi ministrada por Monique Sá, médica do trabalho. “É uma honra compartilhar conhecimento com quem cuida. Hoje temos várias estratégias para isso — como meditação guiada, acupuntura e terapia floral — que oferecem resultados fantásticos. O caminho é esse: cuidar do ser de forma integral — corpo, mente e alma”, afirmou.
Em seguida, o professor de Anatomia Humana da UFPB, terapeuta integrativo e iridólogo Francisco Limeira Júnior apresentou a palestra “Saúde Integrativa: uma abordagem quântica”, que abordou a modulação da saúde por meio da intervenção com energias e o uso dos florais quânticos. “Foi uma grande alegria participar e contribuir com esse trabalho tão forte desenvolvido pelo CERPIC. As pessoas se conectaram com os temas abordados, e isso me deixa muito grato”, comentou.
Encerrando o seminário, foi realizada uma mesa-redonda com representantes do CERPIC, do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) Regional Natal, palestrantes e convidados. Entre os temas debatidos estavam:
“Neuroplasticidade e Florais Vibracionais”, com Magda Fabiana Dantas da Costa e Jhonatan Jhones S. Ramos;
“Saúde do Trabalhador no Contexto da Saúde Integral”, com Fernanda Oliveira e Andreia Lima;
“Meditação e Naturopatia na Integralidade do Ser”, com Francisco Genuíno;
“Aromaterapia e seus Aspectos Neurodivergentes”, com Alice Fucela.
Nilton Genobie, terapeuta ocupacional e acupunturista do CERPIC, também participou da mesa com a palestra “A Medicina Tradicional Chinesa na Fisiologia Energética”. “É fundamental que todo profissional da saúde integrativa conheça a fisiologia do corpo, da mente e do espírito. Na medicina chinesa, tudo está interligado. Com esse conhecimento, podemos identificar desequilíbrios de forma mais precisa e eficaz”, explicou.
Rede PICS SUS Natal
As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) são abordagens terapêuticas oferecidas gratuitamente pelo SUS com o objetivo de promover o bem-estar físico, emocional e social dos pacientes.
A Rede PICS SUS Natal é composta por um Centro de Referência (CERPIC) e por unidades da atenção primária e especializada, que ofertam práticas como auriculoterapia, acupuntura, aromaterapia, entre outras.
O CERPIC está localizado na Av. Deodoro da Fonseca, nº 535, bairro de Petrópolis, e funciona de segunda a quinta-feira, das 8h às 16h, e às sextas-feiras, das 8h às 12h.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (84) 3232-4593 ou pelo e-mail: cerpicsms@gmail.com.