natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias
Nos dias 5 e 6 de agosto, duas estudantes da Escola Municipal Professora Maria Madalena Xavier de Andrade, localizada no bairro Potengi, participaram da final da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), uma das principais competições de robótica do país. A OBR tem como objetivo estimular o interesse pela robótica e tecnologia entre os jovens, inspirando-os a seguir carreiras científico-tecnológicas. As provas integram robótica e inteligência artificial às disciplinas escolares, exigindo dos alunos habilidades e conhecimentos multidisciplinares. A previsão é que os resultados sejam divulgados em setembro. Além do certificado para todos os participantes, os estudantes que se destacarem receberão medalhas de ouro, prata ou bronze.
Treze estudantes da unidade realizaram a prova do Nível 2, destinada a alunos regularmente matriculados no 4º e 5º ano do Ensino Fundamental. Larissa Victor Ferreira, de 10 anos, aluna do 5º ano, avançou para a segunda fase. "Foi um pouco difícil em algumas questões, mas foi bem divertido fazer", disse Larissa, que espera futuramente trabalhar com programação de computadores. "Estudei principalmente Matemática e Português, principalmente interpretação de textos, e acho que me saí bem na prova. Estou confiante".
Sua irmã, Lara Regina Victor Ferreira, de 12 anos, aluna do 6º ano, participou da prova do Nível 3, destinada a estudantes do 6º e 7º ano, e também avançou na competição. "Estudei bastante em casa, revisando todo o conteúdo que o professor Nelson Barros passou. Acho que me preparei bem e estou ansiosa para saber o resultado final", afirmou Lara Regina. Na primeira fase do Nível 3, 25 alunos participaram.
A coordenadora da SesiTec, Semidia Lopes de Oliveira Teixeira, junto ao professor de robótica da escola, Nelson Rodrigues de Barros, destacou a importância da participação dos estudantes na OBR. "As provas contemplam questões na temática de robótica que podem ser resolvidas a partir dos conceitos aprendidos no currículo escolar básico, como Matemática, Ciências e Linguagens. Trata-se de uma área em constante evolução, e é fundamental estimular o interesse dos jovens. Estamos muito orgulhosos de nossas alunas e esperamos que elas se destaquem na competição", afirmou a coordenadora.