natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias
Dando continuidade às Reuniões Integrativas para Devolutiva dos Indicadores de Saúde dos Distritos Sanitários de Natal, o Departamento de Vigilância em Saúde (DVS) realizou, nesta quarta-feira (6), no Centro Municipal de Referência em Educação (Cemure), um encontro com os profissionais que atuam no Distrito Sanitário Oeste.
A reunião teve como objetivos o compartilhamento de dados produzidos pelas áreas técnicas da DVS, a promoção da análise situacional do território e o fortalecimento das estratégias de intervenção. Também foram destacados a importância da comunicação entre os departamentos e o papel da integração entre a Vigilância e a Atenção Básica.
“A análise de dados e informações em saúde é uma ação estratégica essencial para subsidiar a tomada de decisões e qualificar os processos de gestão. A devolutiva dessas informações reafirma nosso empenho com a transparência, o controle social e a gestão compartilhada do cuidado”, afirmou José Antônio de Moura, diretor do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS).
O diretor também destacou que a construção coletiva e o diálogo permanente são fundamentais para o fortalecimento de uma saúde pública mais integrada e eficiente. “Outro ponto central foi a ênfase na necessidade de um planejamento estratégico conjunto, que considere as especificidades dos territórios e promova ações mais eficazes para o cuidado com a população”, completou.
Participaram do evento Ana Luiza Tersuliano, secretária adjunta de Gestão Participativa, do Trabalho e da Educação em Saúde (SAD-GS); Elizama Batista da Costa, diretora do Departamento de Atenção Básica (DAB); a equipe gestora do Distrito Sanitário Oeste (DSO); diretores e técnicos das Unidades Básicas de Saúde (UBS); Agentes de Combate às Endemias (ACE) e Agentes Comunitários de Saúde (ACS) do território; além de representantes das Vigilâncias Epidemiológica, Sanitária e Ambiental, Estatísticas Vitais, do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) Regional Natal, da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) e da Assessoria de Planejamento Estratégico e da Gestão do SUS (ASPLAN).