Lei de Acesso
 

Faça sua busca pelo site


Notícias

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

07/08/2025 13:50
  • Aula de campo leva alunos da rede ao Solar Ferreiro Torto
Fotos: Adrovando Claro / SME

Estudantes da Escola Municipal Professora Tereza Satzuqui Aoqui de Carvalho, localizada no bairro Pitimbu, participaram, nesta quarta-feira (6), de uma aula de campo no Solar Ferreiro Torto, em Macaíba, como parte do projeto Pelotão da Cidadania, promovido pela Secretaria Municipal de Educação (SME) de Natal. A atividade contou com a participação de 25 alunos do 5º ano do Ensino Fundamental.

Durante a visita, os estudantes percorreram as salas temáticas do museu, que retratam a trajetória de personalidades importantes da história de Macaíba e do Brasil, como a poetisa Auta de Souza, a cantora Ademilde Fonseca, o educador Henrique Castriciano, o ex-governador Alberto Maranhão e o diplomata Tavares de Lira.

Um dos destaques foi a sala dedicada ao aeronauta Augusto Severo, que apresenta sua trajetória e o feito histórico ocorrido em Paris, quando pilotou o balão Pax — episódio emblemático da aviação. Os estudantes também puderam conhecer utensílios e mobiliários preservados do antigo engenho, como a casa de farinha, o carro-de-boi e objetos do período colonial. A visita incluiu ainda um passeio pela área do antigo porto, onde observaram elementos do ecossistema local, como o manguezal e as palmeiras imperiais.

De acordo com a coordenadora do Pelotão da Cidadania, Isabelita Fernandes, a atividade amplia o repertório cultural e histórico dos estudantes. “A proposta de trazer os alunos ao Solar Ferreiro Torto é para que conheçam o espaço e compreendam a importância de preservar a memória do lugar. Eles aprendem sobre fauna, flora e história — não apenas de Macaíba, mas também do Brasil, já que este local foi palco de episódios marcantes, como os massacres durante a colonização holandesa. É um conhecimento riquíssimo”, afirmou.

A professora de Artes, Itanete Porpino, destacou que a visita proporcionou uma vivência prática ao conteúdo trabalhado em sala de aula. “No primeiro bimestre, desenvolvemos um projeto sobre fotografia, presente no livro didático. Ao saber da possibilidade da visita por meio do Pelotão da Cidadania, vi uma grande oportunidade. Muitos alunos nunca haviam visitado um museu. Ao observar as fotografias expostas, perceberam como a imagem pode contar uma história”, explicou.

Como parte das atividades pedagógicas, a professora elaborou um diário de bordo para que os alunos registrassem suas impressões sobre a visita. “A atividade será retomada em sala de aula, em grupos, para que compartilhem observações e esclareçam dúvidas com os colegas”, completou.

O estudante Lucas Gabriel, de 11 anos, relatou entusiasmo com a experiência. “Achei tudo ótimo. Os quadros são lindos e mostram a vida real daquela época. Gostei de ver os retratos dos prefeitos de Macaíba e descobrir que alguns eram irmãos. Foi muito interessante.” Já a aluna Sofia Santana, de 10 anos, demonstrou surpresa com as técnicas construtivas do passado. “Achei incrível saber que as paredes foram feitas de barro e madeira. É muito legal ver como era a cultura antiga, como a cafua onde dormiam os escravizados. Também aprendi sobre Augusto Severo e seu balão. Naquela época, não existiam ônibus ou carros. As pessoas viajavam com animais, carroças e canoas”, contou.

O projeto Pelotão da Cidadania tem como objetivo estimular o protagonismo juvenil e promover a cidadania entre os estudantes da rede municipal por meio de visitas a espaços públicos e privados de relevância histórica, cultural e ambiental. Durante a atividade, os alunos também conheceram a arquitetura do Solar Ferreiro Torto e os arredores do prédio histórico, incluindo o obelisco em homenagem ao aeronauta Augusto Severo.




Compartilhar no Facebook   Compartilhar no Twitter   Enviar por E-mail   Gerar para Arquivo/Imprimir  

SEMPLA desenvolvimento. Seguimos as seguintes recomendações de projeto: w3c_aa w3c_xhtml w3c_css