natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias
Nesta segunda-feira (11), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Natal promoveu uma ação especial na UBS Brasília Teimosa, em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Fumo, comemorado em 29 de agosto. O evento marcou o início das atividades que ocorrerão ao longo do mês, com o objetivo de sensibilizar a população sobre os impactos sociais, políticos, econômicos e ambientais do uso do tabaco.
Luana Carvalho, responsável técnica do Núcleo de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), destacou: “Hoje damos início ao mês dedicado ao combate ao tabagismo em Natal com esta ação na UBS Brasília Teimosa. Durante todo o mês, todas as unidades com grupos ativos de tabagismo desenvolverão atividades focadas no combate ao fumo, convocando a população a cuidar da saúde e a se conscientizar sobre os riscos do uso de cigarros e derivados do tabaco.”
A programação do dia incluiu palestra educativa, depoimentos de ex-fumantes, atividades de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), testagem rápida para Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), vacinação, aferição da pressão arterial e medição de glicemia.
O evento também incentivou quem deseja parar de fumar — ou conhece alguém nessa luta — a buscar acolhimento, ressaltando os malefícios do tabagismo, que debilitam o sistema imunológico e aumentam o risco de doenças como câncer, problemas respiratórios, cardiovasculares, hipertensão arterial e morte súbita.
Grupo de Tabagismo Brasília Teimosa
A UBS conta com um grupo de tabagismo que atua há 11 anos, oferecendo suporte aos moradores do bairro das Rocas que querem abandonar o vício da nicotina. Milton Cirne, médico de família e comunidade, criador e coordenador do grupo, explica: “Parar de fumar é um desafio, mas no grupo discutimos estratégias e trazemos ex-fumantes para motivar quem deseja largar o vício. Com acompanhamento e abstinência, é possível evitar o desenvolvimento de doenças relacionadas ao tabagismo, promovendo mais saúde e qualidade de vida.”
O grupo se reúne todas as quintas-feiras, às 8h30, e está aberto a qualquer pessoa interessada em participar. Lisoneide de Paiva Costa, 55 anos, frequentou o grupo e comemora um ano sem fumar, completado em 18 de agosto. Ela relata: “Esse grupo chegou em um momento difícil da minha vida, após a perda do meu esposo. Com o apoio do doutor Milton e da equipe, consegui parar. Não foi fácil, é uma luta diária, mas com força de vontade e coragem é possível. Hoje, só tenho a agradecer. Cigarro nunca mais", contou.
Acolhimento para quem deseja parar de fumar
O atendimento inicial para quem quer deixar o tabaco ocorre nas Unidades Básicas de Saúde do município, que realizam a abordagem cognitiva e comportamental e a avaliação clínica. O acompanhamento continua nas unidades, por meio de grupos ou atendimentos individuais.
Além disso, os natalenses podem buscar apoio nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) especializados em álcool e outras drogas:
CAPS Luiz Gonzaga Moreira – Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas III Leste, Rua Pacífico de Medeiros, nº 55, Barro Vermelho
CAPS José Jeová dos Santos – Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas II, Av. Rio Doce, s/n, Conjunto Santarém, Potengi
Outro recurso é o Ambulatório de Prevenção e Tratamento de Tabagismo, Alcoolismo e Outras Drogadições (APTAD), programa com 30 anos de atuação em Natal, focado na prevenção da dependência química. O APTAD fica na Av. São Miguel dos Caribes, s/n, Pirangi.