Lei de Acesso
 

Faça sua busca pelo site


Notícias

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

14/08/2025 15:35
  • Gestores de Natal participam de capacitação sobre adoecimento mental e combate ao assédio moral
SMS

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) Natal, por meio da Secretaria Adjunta de Gestão Participativa do Trabalho e da Educação em Saúde (SAD-GS) e do Núcleo de Saúde do Trabalhador (NSTS), pertencente ao Setor de Gestão e Regulação do Trabalho na Saúde (SGRTS), realizou, nesta quarta-feira (13), uma capacitação voltada aos gestores da rede municipal de saúde, com foco no Manejo do Adoecimento Mental dos Trabalhadores do SUS e na prevenção e combate ao assédio moral no ambiente de trabalho.

Na abertura do evento, a Secretária Adjunta de Gestão Participativa, do Trabalho e da Educação em Saúde (SAD-GS), Ana Luiza Tersuliano, destacou que a saúde mental deixou de ser apenas uma questão individual para se tornar pauta coletiva da gestão pública e o município vem tendo esse olhar mais sensível sobre a causa.

"No dia a dia, nossas equipes enfrentam alta demanda de trabalho e situações complexas que exigem um esforço emocional adicional. Como gestores, precisamos enxergar as pessoas que estão atrás de cada função e criar ambientes saudáveis e abertos ao diálogo, com acolhimento e as flexibilidades necessárias", afirmou Ana.

O encontro, ministrado pela psiquiatra Dulciana Costa e pelo psicólogo Caio César, integrantes do Núcleo de Saúde do Trabalhador do SUS de Natal, reuniu representantes dos Distritos Sanitários, diretores de unidades de saúde e trabalhadores da área de recursos humanos da secretaria, para discutir estratégias de prevenção do adoecimento mental dos trabalhadores e fluxo de cuidado destes no Sistema Único de Saúde (SUS) do município.

"Essa ação é importantíssima, pois capacitar os gestores a terem um olhar atento, empático e respeitoso com o bem-estar psíquico dos trabalhadores, repercute positivamente na saúde mental e física dos usuários. É ótimo ver a Prefeitura do Natal abraçando essa causa, apoiando e investindo no nosso núcleo de saúde do trabalhador, para que possamos aperfeiçoar essa rede de cuidado que não funciona plenamente se não houver o cuidado também do cuidador", disse Dulciana Costa.

Além do manejo de situações relacionadas ao adoecimento mental, o evento também abordou o enfrentamento ao assédio moral, destacando a importância de identificar, prevenir e agir diante de condutas que afetam a dignidade e o bem-estar dos profissionais. “Esses encontros são muito importantes para nós atualizar, pois identificamos como melhor acolher nosso servidor e população e a entender comportamentos que podem ser nocivos no dia a dia. Então capacitações como essas nos fortalecem, nos corrigem e nos ensinam”, disse Lucilda Tavares, administradora do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas II (CAPS) Norte que esteve no evento elogiando a iniciativa da gestão.

A ação proporcionou um espaço para troca de experiências, reflexão e construções que poderão ser aplicadas na gestão de cada unidade de saúde.





Compartilhar no Facebook   Compartilhar no Twitter   Enviar por E-mail   Gerar para Arquivo/Imprimir  

SEMPLA desenvolvimento. Seguimos as seguintes recomendações de projeto: w3c_aa w3c_xhtml w3c_css