Lei de Acesso
 

Faça sua busca pelo site


Notícias

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

15/08/2025 14:00
  • Prefeitura atua para minimizar os efeitos das chuvas em Natal
Foto: Magnus Nascimento/Secom

A prefeitura do Natal está atuando em todas as regiões da cidade para minimizar os efeitos das fortes chuvas que assolam a capital desde a noite da quinta-feira (14). De acordo com o pluviômetro da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), foram contabilizadas cerca de 90 a 120 mm de chuvas em 12 horas nas regiões da cidade.

Desde o início da manhã desta sexta-feira (15), as equipes da prefeitura do Natal, coordenadas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), estão espalhadas por todas as regiões da cidade para atuar nas ocorrências que surgem a partir das fortes chuvas que caem na capital. 

Na Zona Norte de Natal, a Rua José Luiz da Silva, no bairro de Nossa Senhora da Apresentação, sofreu com a abertura de uma cratera de cerca de 4 metros de profundidade e dez de diâmetro, que abrangeu toda a largura da rua. O problema foi causado pelo rompimento da rede de distribuição de água operada pela Caern. A Defesa Civil Municipal esteve no local, avaliou os riscos e já isolou casas e comércios no entorno. Uma empresa de engenharia civil já iniciou as obras de reparo.

De acordo com a equipe, será feito uma contenção de concreto armado para proteger as casas em situação mais vulnerável. Em seguida será feita escavação para achar o  tubo de drenagem, avaliar as avarias e decidir qual a providência a ser tomada. Na sequência, bombear a água armazenada na cratera e iniciar o serviço, em caráter emergencial. 

O prefeito de Natal, Paulinho Freire, destacou que a cidade passou por trabalhos preventivos para minimizar os efeitos durante as fortes chuvas. “Desde o início deste ano, estamos realizando a desobstrução das redes de drenagem que já retiraram mais de 17 mil toneladas de resíduos das galerias, também fizemos a limpeza de cerca de 20 lagoas de captação da cidade”, ressaltou o gestor.

A Avenida Xavantes, na Zona Sul de Natal, teve a sua via parcialmente obstruída, devido ao extravasamento da obra da Lagoa da Xavantes que está em construção, juntamente com o sistema de drenagem da região. A obra está dentro do prazo que deverá ser concluído no início de 2026. 

Para Shirley Cavalcanti, secretária municipal de Infraestrutura, a gestão está no caminho certo para solucionar os problemas. “O trabalho preventivo da prefeitura está surtindo efeito e os locais que possuem alagamentos constantes, serão resolvidos com obras que a gestão municipal está trabalhando para solucionar, como é o caso da Avenida 4, em que o processo licitatório está em andamento para que a obra seja iniciada”, destacou a titular da Seinfra.





Compartilhar no Facebook   Compartilhar no Twitter   Enviar por E-mail   Gerar para Arquivo/Imprimir  

SEMPLA desenvolvimento. Seguimos as seguintes recomendações de projeto: w3c_aa w3c_xhtml w3c_css