natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias
Professores de Ensino Religioso da Rede Municipal de Ensino de Natal participaram, na manhã desta segunda-feira (18), de uma formação continuada com a temática “África em nós”. O encontro, realizado no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure), trouxe reflexões e práticas pedagógicas voltadas ao estudo do continente africano e de suas diversas culturas, ampliando as possibilidades de abordagem em sala de aula.
A formação destacou a importância de valorizar a história e a contribuição dos povos africanos na construção da identidade brasileira. Um dos destaques foi a apresentação de um jogo de tabuleiro educativo, desenvolvido pelo professor José Marques de Almeida, da Escola Municipal Professor Veríssimo de Melo. A atividade contou com a participação dos estudantes.
“Nós pensamos em uma ferramenta que fosse divertida e, ao mesmo tempo, educativa. O jogo ajuda a despertar a curiosidade dos alunos e mostra que o conhecimento sobre a África pode ser trabalhado de forma criativa e dinâmica”, explicou o professor José Marques de Almeida, responsável pelo projeto.
Para a assessora pedagógica do Departamento de Ensino Fundamental, Maria do Socorro de Oliveira, a formação fortalece as práticas pedagógicas dos docentes. “A proposta é que os professores tenham acesso a recursos e ideias que dialoguem com a diversidade cultural, ampliando o olhar dos estudantes sobre a África, para que compreendam o continente para além dos estereótipos”, destacou Oliveira.
A estudante Jade Ariane Silva de Melo, de 14 anos, do 8º ano da Escola Municipal Professor Veríssimo de Melo, participou da apresentação e contou sua experiência. “Foi muito legal ver o interesse dos professores. A gente se sente parte do processo de ensino quando pode apresentar algo que ajudou a construir. Isso mostra que a nossa voz também tem valor na escola”, finalizou.