natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias
Com o objetivo de fortalecer a rede de proteção à infância e adolescência, Natal instalou a primeira unidade descentralizada com acesso ao Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) fora da estrutura tradicional da rede municipal de saúde. A iniciativa, desenvolvida pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em parceria com a Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas), vai garantir maior agilidade no monitoramento e notificação de casos, reforçando as políticas de proteção infantojuvenil no município.
“As informações coletadas são fundamentais para orientar ações, definir prioridades de intervenção, identificar áreas de maior vulnerabilidade e incentivar medidas focais de enfrentamento”, destacou José Antônio de Moura, diretor do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS).
O novo equipamento passa a integrar o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) e simboliza um avanço na integração entre as políticas de saúde e assistência social. “O enfrentamento ao trabalho infantil exige a união de várias frentes. Essa articulação entre Saúde e Assistência Social representa um marco para Natal, ampliando a proteção integral e assegurando uma infância mais segura”, afirmou Layana Lima, coordenadora do PETI.
O SINAN é a principal ferramenta de coleta e organização de dados da Vigilância Epidemiológica no país, reunindo indicadores para o acompanhamento de doenças e agravos de notificação compulsória. Entre eles, estão tuberculose, arboviroses, hanseníase, infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), Covid-19, leishmaniose visceral, leptospirose, além de casos de violências interpessoais e autoprovocadas.