natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias
A Prefeitura do Natal, com o apoio do Departamento de Paisagismo da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), deu início nesta quarta-feira (27) ao projeto “Árvores do Meu Bairro”, uma iniciativa de educação ambiental voltada para alunos da rede municipal. A primeira atividade aconteceu na Escola Municipal Professora Iapissara Aguiar, na Zona Norte, onde uma turma do 9º ano participou de uma palestra e uma gincana interativa sobre a importância da arborização urbana.
Durante a ação, os estudantes aprenderam sobre os benefícios das árvores, manejo adequado, controle de espécies exóticas e identificação das espécies mais comuns na cidade. A atividade prática foi realizada em formato de gincana educativa, utilizando a chave dicotômica, que estimula a identificação e classificação baseadas em perguntas e respostas que direcionam à espécie correta.
O projeto é uma iniciativa do Planta Natal e terá duração de um ano, com previsão de contemplar 31 escolas municipais até agosto de 2025. Voltado para turmas de 8º e 9º anos, o programa prevê expansão futura para alcançar mais escolas e outras faixas etárias. Para participar, as escolas interessadas devem entrar em contato pelos e-mails plantanatal20k@gmail.com ou educacaoambiental@edu.natal.rn.gov.br.
De acordo com o secretário municipal de Serviços Urbanos, Felipe Alves, o projeto é mais uma forma de aproximar os jovens das práticas de sustentabilidade e cuidado com a cidade. “As árvores são essenciais para o equilíbrio climático, a purificação do ar e o bem-estar da população. Por meio desse projeto, queremos despertar nos estudantes a consciência de que todos podem e devem ser agentes de transformação, cuidando dos espaços verdes e contribuindo para uma Natal mais saudável e sustentável”, destacou.
Inspirado na Lei Federal nº 9.795/1999, que institui a Política Nacional de Educação Ambiental, o projeto Árvores do Meu Bairro busca formar cidadãos conscientes sobre a importância da arborização urbana e da preservação ambiental, transformando a relação da comunidade com o meio ambiente e promovendo qualidade de vida na capital potiguar.