natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias
Na manhã desta quarta-feira (27), a Prefeitura do Natal, representada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), Defesa Civil Municipal (Semdes) e Procuradoria Geral do Município (PGM), participou de uma reunião no Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN). O encontro teve como objetivo traçar ações conjuntas de ordem técnica e jurídica para solucionar os problemas relacionados às lagoas de captação da cidade.
O primeiro encontro do Núcleo Interinstitucional de Demandas Estruturais (NISDE) reuniu, além de representantes da Prefeitura, diversos setores interessados no tema, como o próprio TJRN, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e a Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (EMPARN).
A secretária municipal de Infraestrutura, Shirley Cavalcanti, destacou que a gestão municipal segue planejando e executando soluções efetivas para os problemas. “Precisamos relatar as dificuldades e demonstrar nossa capacidade de superá-las. Reconhecemos que muitos desafios são de natureza crônica e não podem ser resolvidos de imediato. Algumas soluções demandam médio e longo prazo. Contudo, é importante destacar que estamos nos planejando e nos organizando para abordá-los e resolvê-los gradualmente”, ressaltou.
Durante o encontro, foram apresentadas as obras já em andamento e as ações de enfrentamento aos alagamentos em toda a cidade, como a limpeza das redes de drenagem e bocas de lobo, executada com tecnologia e agilidade, que resultou na retirada de mais de 19 mil toneladas de resíduos desde janeiro de 2025. Também foi destacada a limpeza de 21 lagoas de captação.
Entre os desafios apontados na manutenção estão os furtos recorrentes de cabos das bombas de drenagem, o descarte irregular de lixo nas estruturas públicas — que compromete diretamente o funcionamento — e as ligações clandestinas que despejam dejetos nas lagoas.
A Defesa Civil Municipal (Semdes) reforçou que os chamados durante as fortes chuvas podem ser feitos pelo CIOSP (190) ou pelo aplicativo Natal Digital. Em relação aos resgates, há uma parceria com o Corpo de Bombeiros Militares, responsável por esse atendimento direto à população.
“O monitoramento das famílias em áreas de risco é feito constantemente pela Defesa Civil, enquanto o auxílio com alimentação é prestado pela Secretaria de Assistência Social (Semtas)”, destacou a diretora da Semdes, Paloma Lemos.
Lagoas de captação já limpas em 2025:
Lagoa do Jardim Primavera
Lagoa do Planalto I
Lagoa da Soledade
Lagoa do São Conrado
Lagoa da Aliança
Lagoa do Acaraú
Lagoa do Panatis
Lagoa da Redinha I
Lagoa do Horto
Lagoa da Cidade da Esperança
Lagoa Dom Pedro I
Lagoa dos Potiguares
Lagoa do COHAB
Lagoa da Lagoinha
Lagoa do Preá
Lagoa da Cidade Jardim II
Lagoa do Planalto II
Lagoa do CRI
Lagoa do Parque das Pedras
Lagoa do Parque das Dunas
Lagoa da África