natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias
Na quarta-feira (27), a equipe da Secretaria Executiva do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM-Natal) coordenou a reunião do Colegiado Pleno, no auditório da SEMPLA, onde foram apresentadas as ações da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (Semul) realizadas durante o Agosto Lilás.
Após as falas iniciais de boas-vindas do secretário executivo do GGIM, Emmanuel Campos, as apresentações foram iniciadas pela servidora da Semul, Mikaely Dias, que possibilitou aos presentes conhecerem as atividades propostas e executadas pela secretaria, que vão desde o recebimento de denúncias de violência até o acolhimento e abrigo das vítimas. A servidora esclareceu que, por meio dos equipamentos disponíveis, de equipes de profissionais e de parcerias institucionais, a Semul desenvolve atividades de cunho preventivo, cursos variados, atendimento em saúde e segurança para as vítimas de violência doméstica, de grave ameaça e de tentativa de feminicídio.
Em referência à campanha do Agosto Lilás 2025 promovida pela Semul no município, cujo lema é: "Denunciar é um direito. Acolher é um dever de todos.", que objetiva principalmente conscientizar e combater a violência contra a mulher, foram evidenciadas diversas ações de acolhimento e educação, entre elas: blitze educativas; eventos como o Pit Stop, Tardezinha Lilás, Café com Mulheres e o Semul Itinerante em diferentes bairros da cidade; o 2º Fórum Municipal da Rede de Atenção às Mulheres em Situação de Violência; o projeto Maria da Penha vai à Escola; oficinas de pintura e outras iniciativas.
Segundo a palestrante, o lema da campanha do Agosto Lilás traduz dois compromissos centrais da política da Semul: garantir a todas as mulheres o acesso aos canais de denúncia, sem medo e sem julgamento; e lembrar a todos nós que o acolhimento é uma responsabilidade coletiva, que não se limita a um órgão ou secretaria, mas envolve toda a sociedade. Aproveitou ainda para divulgar os canais de denúncia e apoio em casos de violência contra a mulher:
190: Para emergências (Polícia Militar).
180: Central de Atendimento à Mulher (para denúncia e orientação).
(84) 98137-2322: WhatsApp da Patrulha Maria da Penha (para quem já possui medida protetiva).
(84) 3232-4875: Telefone e WhatsApp do Centro de Referência Elizabeth Nasser (CREN), para acolhimento e apoio especializado.
O encontro contou com a presença de representantes das secretarias: GAVIPRE, SMG, Semul, Semdes, SME, SMS, Seinfra, Sepae e STTU, além de agentes da Polícia Rodoviária Federal.
O Colegiado Pleno do GGIM-Natal deverá voltar a reunir-se em 24 de setembro.