natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias
A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e em parceria com a Sociedade de Pediatria do RN (SOPERN), realizou nesta quinta-feira (28) o V Fórum Municipal de Aleitamento Materno. O evento marcou o encerramento das atividades do Agosto Dourado na capital, campanha voltada à conscientização sobre a importância da amamentação na primeira infância.
Com o tema “Priorizemos a Amamentação: construindo sistemas de apoio sustentáveis”, o encontro reuniu profissionais de saúde para discutir a criação de ambientes favoráveis à amamentação e formas de reduzir o impacto ambiental da alimentação artificial.
Monique Silveira Rosa, nutricionista e responsável técnica em Aleitamento Materno do Núcleo de Alimentação e Nutrição (NAN) da SMS, explicou que o objetivo do mês de agosto é intensificar as ações de incentivo à amamentação, garantindo que se tornem permanentes ao longo dos anos e alcancem cada vez mais pessoas.
A palestra de abertura foi ministrada pelo médico pediatra Ruy Medeiros de Oliveira, que abordou o tema “Amamentação: sistemas de apoio sustentáveis e alinhados aos desafios atuais”. “Estamos aqui para discutir a importância da amamentação para a sustentabilidade do planeta e promover locais seguros e acolhedores para as mães”, destacou.
O evento também contou com uma mostra de experiências exitosas na rede municipal. Entre elas, a sala de apoio à amamentação da Unidade de Saúde de Candelária; o projeto Laços de Amor e a inauguração da sala de acolhimento às lactantes na Unidade de Saúde de Mirassol; ações educativas dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) voltadas para prematuros na unidade Felipe Camarão III; e o processo de vinculação realizado na Maternidade Leide Morais, que permite às gestantes conhecerem a equipe, o trabalho e a estrutura da maternidade onde realizarão o parto.
A campanha Agosto Dourado deste ano enfatizou a necessidade de fortalecer redes de apoio que permitam à mulher amamentar de forma consciente, acolhida e contínua, contribuindo também para reduzir o impacto ambiental da alimentação artificial.
Durante todo o mês, a SMS promoveu atividades em todos os cinco Distritos Sanitários do município, incluindo palestras, rodas de conversa, orientações sobre técnicas de amamentação, acolhimento de dúvidas e relatos de mães sobre os desafios enfrentados. A campanha ainda convidou a população a colaborar com os bancos de leite do município, por meio da doação de potes de vidro com tampa plástica, como os de café solúvel.