natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias
Um grupo de 60 estudantes da Escola Municipal de Tempo Integral Padre Tiago Theisen participaram de uma aula de educação ambiental no Barco-Escola Chama-Maré, na última sexta-feira (29). Atualmente, o projeto Barco-Escola utiliza embarcações adaptadas para oferecer aulas no estuário do rio Potengi, em Natal. Com uma abordagem interdisciplinar, o projeto busca valorizar as comunidades ribeirinhas, conscientizar sobre a importância da recuperação e preservação do estuário e integrar a educação, cidadania e sustentabilidade.
A coordenadora regional do projeto, Michele Câmara, professora do curso de Turismo da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), ressaltou a importância da atividade. "A visita ao Barco-Escola Chama-Maré promove conscientização ambiental, e nos conecta à rica história de Natal, cuja evolução está intrinsecamente ligada ao rio Potengi. Integrar os alunos a essa realidade é fundamental”, explicou Câmara.
estudante João Pedro Morais Melo, da Escola Municipal de Tempo Integral Padre Tiago Theisen, reforçou a relevância da experiência. "Foi uma vivência incrível. Observamos golfinhos, gansos e diversas aves, além de aprender sobre a história da nossa cidade", exclamou João Pedro Morais.
monitora Maria Antônia das Flores Silva, aluna do curso de Turismo da UERN, destacou a importância do projeto. "Estamos resgatando a relação das pessoas com o rio Potengi, proporcionando uma vivência que une educação e natureza", disse.
Os 60 estudantes selecionados para a atividade foram escolhidos com base no desempenho escolar, sendo uma forma de incentivar as boas notas. O professor Jordão Faustino da Silva Neto destacou que "essa atividade é um incentivo para que os alunos mantenham boas notas e inspirem os colegas a buscarem resultados semelhantes. Para nós, é muito mais que um passeio, é uma verdadeira aula de campo", disse Neto.
Barco Escola
O Barco-Escola Chama-Maré é uma ação do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do RN (Idema), em colaboração com a Fundação para o Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação do RN (Funcitern). O programa visa promover uma educação ambiental dinâmica e participativa ao longo dos rios potiguares.
As ações do Barco-Escola estão alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, contribuindo para a formação de uma sociedade mais consciente e comprometida com o futuro do planeta. A educação ambiental é levada também às instituições de ensino, com formações continuadas para professores e atividades práticas para alunos e comunidades escolares.