natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias
A Semana da Pátria foi aberta oficialmente na manhã desta segunda-feira (1°) em Natal, marcando o início de uma programação especial que celebra os valores cívicos e a importância da cidadania. A cerimônia de abertura contou com a presença de uma representação de estudantes da Escola Municipal Professora Maria Alexandrina Sampaio, além do secretário municipal de Educação de Natal, Aldo Fernandes de Sousa Neto, e outras autoridades.
A programação da Semana da Pátria é gratuita e aberta ao público, se estendendo até o próximo domingo (7), Dia da Independência do Brasil. Este ano, a organização das atividades está sob responsabilidade da Marinha do Brasil, que promove uma série de eventos para celebrar a data.
Presente na solenidade, a secretária adjunta de Gestão Pedagógica, Naire Jane Capistrano, ressalta que o evento reforça o compromisso com a formação cidadã dos estudantes. “Participar do evento de abertura da Semana da Pátria é, acima de tudo, um verdadeiro exercício de cidadania. Nesse período, torna-se ainda mais importante refletir e trabalhar valores essenciais como a democracia, a cidadania ativa, além de promover ações que valorizem a equidade e a justiça social”.
Representar a escola em momentos como esse é motivo de orgulho para os estudantes. A estudante Nauanny Bianca Oliveira dos Santos, do 9º ano, compartilhou a experiência. “Representar a escola em um momento como esse é realmente especial. Você está ali, estudando e conquistando algo pelo qual lutou muito. Cada esforço, cada dedicação dos professores e alunos está refletida ali. Para mim, é um momento de reconhecimento, disciplina e motivação”, disse a adolescente.
“Envolver nossos estudantes em atividades cívicas é fundamental para que eles compreendam o papel de cada um na construção de uma sociedade mais justa e democrática. Esses momentos complementam o aprendizado em sala de aula e incentivam o senso de responsabilidade e pertencimento”, disse a diretora pedagógica da Escola Municipal Professora Maria Alexandrina Sampaio, Andréia Pereira Rocha Barbosa.