natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias
A Prefeitura do Natal, por meio das secretarias municipais de Saúde (SMS), Educação (SME) e Trabalho e Assistência Social (SEMTAS), em parceria com a Casa Durval Paiva de Apoio à Criança com Câncer, deu início às atividades da campanha Setembro Dourado no município. Durante todo o mês, serão realizadas ações de conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer em crianças e adolescentes.
O câncer infantojuvenil é uma das principais causas de mortalidade nessa faixa etária em todo o mundo, sendo os tipos mais frequentes as leucemias e os tumores que atingem o sistema nervoso central e o sistema linfático. No Brasil, a estimativa é de cerca de 8 mil novos casos por ano entre 2023 e 2025, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA). No Rio Grande do Norte, a projeção é de 130 novos casos anuais.
Por apresentar sintomas semelhantes a doenças comuns da infância, o diagnóstico pode ser dificultado. Entre os sinais de alerta estão: palidez ou cansaço prolongado, dor ou inchaço persistente nos ossos ou articulações, perda de peso inexplicada, manchas brancas ou alterações nos olhos, aumento abdominal ou de volume em qualquer região do corpo, hematomas ou sangramentos repentinos, dor nos membros e sudorese noturna.
A presença de um ou mais desses sinais não significa necessariamente câncer, mas exige atenção médica imediata. Quando diagnosticado precocemente, as chances de cura podem chegar a 80%.
Abertura da campanha
A solenidade de abertura aconteceu na terça-feira (2), na Casa Durval Paiva, com a presença de representantes de diversas áreas da sociedade. Nos dias 3 e 4, profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) participaram de um módulo especial sobre cuidados na infância dentro do Curso de Aperfeiçoamento em Pré-Natal.
Programação em setembro
Ao longo do mês, as secretarias municipais promoverão mobilizações em escolas, Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFVs) e Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). As ações reforçam informações sobre sinais e sintomas da doença e incentivam a procura pelos serviços de saúde.
Agenda de atividades:
09/09 – Escola Municipal Palmira de Souza (UBS Soledade II)
10/09 – CMEI Mailde Pinto (UBS Pedra do Sino) e CRAS Ponta Negra
11/09 – SCTV Santos Reis, CRAS Mãe Luiza e CRAS Passo da Pátria | Ação no IFRN Rocas
12/09 – Escola Municipal Josefa Botelho (UBS Ponta Negra)
15/09 – CRAS Nortelândia
16/09 – Escola Municipal Professor Zuza (UBS Nazaré) e CMEI Cláudia de Oliveira (UBS Rocas) | Palhaçaria Trupe da Alegria
17/09 – CRAS Planalto
18/09 – CMEI Maria Eulália G. da Silva (CRAS Passo da Pátria) | Audiência da Frente Parlamentar Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, na Câmara Municipal
19/09 – CRAS Felipe Camarão
23/09 – Escola Municipal Antônio Campos (UBS Aparecida) | Palhaçaria Trupe da Alegria
24/09 – CRAS Pajuçara
25/09 – SCTV Redinha
26/09 – CMEI Maria Luiza (UBS Ronaldo Machado) | Palhaçaria Trupe da Alegria
30/09 – CMEI Carmem Pedroza (Unidade Mista Felipe Camarão) | Palhaçaria Trupe da Alegria