natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias
A Prefeitura do Natal, por meio das Secretarias Municipais de Educação (SME) e de Assistência Social (Semtas) em parceria com a Superintendência Regional do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no Nordeste, está realizando, nesta quinta (04) e sexta-feira (05) no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure), o Projeto Inclusão Nordeste. A iniciativa tem como foco ampliar o acesso dos estudantes neurodivergentes da Rede Municipal de Ensino ao Benefício de Prestação Continuada (BPC) de forma mais rápida e sem burocracia.
Foram convocadas pelo INSS cerca de 200 crianças que atendem aos critérios para o recebimento do benefício. Além do atendimento social e previdenciário, as famílias participam de atividades lúdicas, jogos, pintura e dinâmicas pedagógicas organizadas pelos Departamentos de Ensino Fundamental (DEF) e Educação Infantil (DEI), criando um ambiente acolhedor e estimulante para os estudantes.
O secretário municipal de Educação, Aldo Fernandes de Sousa Neto, ressaltou o caráter inclusivo da ação: “A escola pública tem o papel de acolher e valorizar cada estudante. Com esse projeto, conseguimos unir a dimensão educacional e social, garantindo que nossos estudantes tenham não apenas acesso à aprendizagem, mas também às políticas de proteção e dignidade. É um avanço muito significativo para a nossa rede”, pontuou Fernandes.
O superintendente regional do INSS em exercício, Marcus Vinícius Braga, destacou a importância da parceria: “Estamos construindo juntos caminhos de cidadania. O INSS tem o compromisso de garantir direitos, e aqui em Natal encontramos uma gestão municipal parceira, que facilita a chegada desses benefícios a quem realmente precisa. Esse é um exemplo de como a união de esforços gera resultados concretos para as famílias”, disse Braga.
Para as famílias beneficiadas, o momento é de esperança e reconhecimento. Bruna Coelho da Silva, mãe de Ethan Benjamin Batista da Silva, estudante do CMEI Professora Cléa Bezerra de Melo, relatou a emoção em participar do projeto: “É uma alegria enorme para nós, pais, termos essa oportunidade. Muitas vezes, enfrentamos dificuldades para garantir os direitos dos nossos filhos. Aqui tudo foi organizado, acolhedor e, acima de tudo, humano. Isso faz toda a diferença”.
O Projeto Inclusão Nordeste segue até esta sexta-feira (05) no Cemure, reforçando o compromisso da Prefeitura do Natal com a inclusão social, o fortalecimento da rede de proteção e o respeito às famílias que mais precisam.