natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias
O Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) recebeu, nesta quarta-feira (10), uma ação alusiva ao Setembro Amarelo, campanha que tem como objetivo promover a valorização da vida e o cuidado com a saúde mental. Desenvolvida pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Natal, por meio do Programa Consultório na Rua, a iniciativa buscou incentivar o autocuidado e prevenir o sofrimento psíquico da população em situação de rua do município.
Os usuários do serviço participaram de uma roda de conversa sobre o tema, que reforçou a importância de reconhecer sinais de sofrimento emocional ou pensamentos suicidas e de saber como e onde buscar ajuda. Durante a manhã, também foram realizados atendimentos médicos e psicológicos, além da aferição da pressão arterial.
Para Fabiana Melo, responsável técnica do Consultório na Rua, o apoio da gestão municipal é fundamental para articular políticas públicas intersetoriais, integrando assistência e saúde. “Para a população em situação de rua, a violência estrutural, o abandono e a falta de perspectivas são feridas invisíveis que agravam o sofrimento psíquico. Então, ações como essas reforçam o compromisso da gestão em transformar a conscientização do Setembro Amarelo em ação concreta”, afirmou.
Com o tema “Se precisar, peça ajuda!”, a campanha Setembro Amarelo deste ano em Natal leva aos serviços de saúde do município ações para combater o estigma em torno do tema, incentivar o autocuidado e prevenir o sofrimento psíquico. Ao longo do mês, serão realizadas atividades voltadas à saúde mental e à prevenção do suicídio, estimulando a busca por apoio.
O Consultório na Rua é um projeto que amplia os serviços de saúde da atenção básica, voltado ao cuidado da população em situação de rua do município. Atualmente, conta com equipes multidisciplinares formadas por médicos, psicólogos, assistentes sociais e técnicos de enfermagem.c