natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias
O secretário municipal de Educação de Natal, Aldo Fernandes de Sousa Neto, participou do Seminário Nacional de Educação de Jovens e Adultos: 1º Ano do Pacto pela Superação do Analfabetismo e Qualificação na Educação de Jovens e Adultos (Pacto EJA). O evento ocorreu de 9 a 11 de setembro, no Centro de Formação e Desenvolvimento dos Trabalhadores em Educação do Ministério da Educação (Cetremec), em Brasília/DF.
A União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) foi representada pelo Dirigente Municipal de Educação (DME) de Natal/RN e membro do Conselho Nacional de Representantes (CNR), Aldo Fernandes, que também compôs a mesa de abertura; pela DME de Bonito/PE, Maria Elza Silva, e pela coordenadora institucional da Undime, Maria Edineide de Almeida Batista. Representantes da Undime na Comissão Nacional de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos (Cnaeja) também participaram do evento.
Na abertura, o secretário Aldo Fernandes destacou a importância de ações práticas e políticas contundentes para fortalecer a EJA no país. Segundo ele, é fundamental criar estratégias que dialoguem com a realidade dos estudantes, muitos deles trabalhadores que conciliam jornadas intensas com a vida familiar. “Estamos saindo das salas de aula e indo para outros ambientes não escolares, despertando a atenção e o interesse de quem, muitas vezes, não consegue frequentar a escola. Essa é a busca ativa”, afirmou.
Aldo Fernandes ressaltou ainda a relevância de construir coletivamente, junto às representações de classe, caminhos que permitam aos estudantes ocupar postos no mercado de trabalho. “Saio satisfeito porque sei que teremos um documento que aponta soluções práticas para a educação de jovens, adultos e idosos no Brasil”, completou.
O seminário foi realizado pelo Ministério da Educação (MEC), e teve como objetivo avaliar o primeiro ano da implementação do Pacto EJA e identificar ações necessárias para o fortalecimento da modalidade. O encontro reuniu representantes do governo federal, das secretarias estaduais e municipais de educação, fóruns de EJA e organizações da sociedade civil para debater a modalidade.
Durante o seminário, foi apresentado um mapeamento dos impactos econômicos da educação de jovens e adultos na vida dos estudantes. O estudo do MEC, em parceria com a Unesco, tem como finalidade ampliar o campo de pesquisas relacionadas à modalidade e contribuir para a sua valorização.
A pesquisa demonstrou que a alfabetização de jovens e adultos representa um ganho significativo na renda média dos estudantes entre 18 e 60 anos, de 16,3%. Para aqueles com 46 a 60 anos, esse impacto é ainda maior, chegando a 23,3%.
Para quem concluiu os anos finais do Ensino Fundamental na EJA, a renda média é 4,6% maior do que para aqueles que pararam de estudar após concluírem os anos iniciais. Esse impacto é particularmente notável para o grupo de 26 a 35 anos, com um aumento de 14,9% na renda.
E a conclusão do Ensino Médio na EJA eleva a renda mensal em 6%, em média, para o grupo de 18 a 60 anos em comparação com quem parou os estudos no Ensino Fundamental. O maior impacto é observado na faixa de 26 a 35 anos, com um aumento de 10% na renda.