Lei de Acesso
 

Faça sua busca pelo site


Notícias

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

12/09/2025 12:40
  • Gamificação é tema de formação para professores de História e Geografia  
Fotos: Luis Felipe Medeiros/SME

A Secretaria Municipal de Educação de Natal, por meio do Departamento de Ensino Fundamental, promoveu uma formação na manhã desta sexta-feira (12), reunindo professores de História e Geografia, no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure). O evento teve como foco a gamificação no ensino de História e Geografia, para discutir metodologias ativas que buscam engajar estudantes nativos digitais.  

 

A assessora pedagógica de Geografia da Secretaria Municipal de Educação, Ana Beatriz Câmara Maciel, destacou a importância da formação. “A transição para o ambiente digital não elimina a possibilidade de empregar diferentes modalidades de jogos no processo de ensino-aprendizagem. Podemos adaptar conteúdos, como 'O Diário de Anne Frank', em formatos de jogo, organizando fases e incentivando a participação ativa dos estudantes na construção do conhecimento”, afirmou.

 

A professora de História, Maria Helena Carneiro, das Escolas Municipais Professor Veríssimo de Melo e Professor Otto de Brito Guerra, reforçou a relevância das experiências. “Participar das formações é extremamente valioso. Proporciona momentos de socialização e troca de experiências com colegas, além de nos permitir apresentar nossos projetos e adquirir novos conhecimentos. A gamificação, por exemplo, oferece aos alunos uma forma de aprendizado mais dinâmica e diferenciada”, ressaltou.

 

O professor de Língua Portuguesa e palestrante do evento, Rudson Edson Gomes, enfatizou o perfil dos alunos como nativos digitais. “Eles cresceram imersos nas transformações digitais. Essa familiaridade pode gerar um descompasso entre a experiência cotidiana dos estudantes e o ambiente escolar, que precisa refletir a realidade e os interesses deles. Portanto, é fundamental que os conteúdos se conectem com os desafios e experiências do mundo real”, esclareceu.

 

O assessor pedagógico da SME, Rudson Gomes também defendeu a aplicação de metodologias ativas e tecnologias educacionais em todos os componentes da formação docente, afirmando que “estratégias como a aprendizagem baseada em jogos digitais ou analógicos, incluindo jogos de tabuleiro e a gamificação das aulas, podem aumentar o engajamento e a motivação dos alunos, facilitando a compreensão do conteúdo”, acrescentou.

 





Compartilhar no Facebook   Compartilhar no Twitter   Enviar por E-mail   Gerar para Arquivo/Imprimir  

SEMPLA desenvolvimento. Seguimos as seguintes recomendações de projeto: w3c_aa w3c_xhtml w3c_css